terça-feira, 6 de maio de 2014

Phalacrocorax aristotelis, Galheta, Corvo-marinho-de-crista


Taxonomia
Aves, Pelecaniformes, Phalacrocoracidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
VULNERÁVEL - VU (D1)
Fundamentação: Espécie com população reduzida (menos de 400 indivíduos maturos).

Distribuição
Espécie distribuída no Nordeste Atlântico e Mediterrâneo, apresentando três subespécies: a subespécie nominal Phalacrocorax aristotelis aristotelis, que ocorre essencialmente nas fachadas oeste para sul das costas da Noruega, até Portugal Continental; a subespécie P.a.desmaretii, que ocorre no Mediterrâneo e a subespécie P. a. riggenbachi, residente ao longo das costas de Marrocos (Cramp & Simmons 1977, Hagemeijer & Blair 1997).

A maior parte da população atlântica está concentrada no Reino Unido, e Portugal apresenta um efectivo muito reduzido no contexto europeu.

Em Portugal Continental esta espécie ocorre para sul do arquipélago das Berlengas, que alberga o mais importante núcleo reprodutor do país. Existem registos de nidificação no Cabo da Roca, Cabo Espichel e em diversas localidades a sul do Cabo Sardão até ao Cabo de S. Vicente. A distribuição desta espécie encontra-se fortemente associada a zonas marinhas, contrariamente ao corvo-marinho-de-faces-brancas, que ocorre frequentemente em zonas de água doce.

População
A informação publicada e os trabalhos de monitorização efectuados nas zonas de nidificação sugerem uma população nacional estável (Teixeira 1983, Neto 1997, JP Granadeiro, com. pess., NM Lecoq, com. pess.), com um núcleo no arquipélago das Berlengas com cerca de 100 casais, e situações de nidificação dispersa para sul destas ilhas até ao Algarve. A população nidificante possivelmente não excede os 200 casais.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

Habitat
Nidifica em ilhas e zonas costeiras, mostrando uma clara preferência por zonas escarpadas, com protecção dos ventos dominantes, da chuva e do mar. O ninho é construído com pequenos troncos, podendo localizar-se no interior de pequenas grutas ou fendas. Alimenta-se geralmente nas proximidades dos locais de nidificação, não sendo conhecidos grandes movimentos para áreas de alimentação distantes. Após a reprodução, diminui a fixação aos locais de nidificação, embora não estejam descritos grandes movimentos dispersivos.

Factores de Ameaça
Os principais factores de ameaça prendem-se com riscos de poluição por hidrocarbonetos e de mortalidade associada a  artes de pesca, sobretudo quando se localizam próximo das zonas de nidificação. De facto, é uma ave que captura as suas presas através de mergulho prolongados, e que possuiu uma capacidade de voo limitada, sendo por isso bastante vulnerável a estes dois factores.

Medidas de Conservação
A maioria das colónias estão incluídas em áreas protegidas, sendo por isso alvo  de alguma vigilância e gestão.

in Livro Vermelho dos Vertebrados




 

Sem comentários: