quinta-feira, 29 de maio de 2014

HPFS


Desde o início da era PC, a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para a plataforma PC. Mas, em 1990 a IBM e a Microsoft desentenderam-se e cada uma ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram tomar a liderança do mercado de sistemas operativos.

Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas a verdade é que apesar do OS/2, o concorrente do Windows 95 lançado pela IBM ser tecnicamente muito superior ao Windows 95 da Microsoft, foi o sistema das janelas quem levou a melhor, condenando o poderoso OS/2 a um quase esquecimento.

Apesar do OS/2 também poder ser instalado sem problemas em partições formatadas em FAT16 é mais recomendável usá-lo em partições formatadas com o HPFS, o seu sistema de arquivos proprietário. Nelas, o OS/2 apresenta uma performance bem superior, devido à forma mais eficiente de organização de dados nesse sistema de arquivos.

O HPFS é suportado pelo OS/2 3.0 e versões mais recentes. Uma comparação directa com a FAT 16, usada no Windows 95, seria cobardia, os recursos do HPFS aproximam-se muito dos permitidos pelo NTFS do NT. São permitidos nomes de arquivos com até 254 caracteres incluindo espaços, partições de até 512 GB, com unidades de alocação de 512 bytes.

Apesar de eficiente, este sistema de arquivos caiu em desuso junto com o OS/2. Actualmente, o único sistema operativo que suporta o HPFS é o Linux.

Um outro sistema permitido pelo OS/2, mas que nunca foi muito usado é o “Super FAT”, semelhante à FAT 16, mas com algumas poucas melhorias e suportado apenas pelo OS/2.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: