terça-feira, 24 de junho de 2008

Acampamento escutista ou acampamento de férias?

A diferença entre um acampamento escutista e um acampamento ou colónia de férias não é evidente. A maior parte das colónias de férias recorre a alguns meios privilegiados pelo escutismo, nomeadamente o jogo, a equipa e a natureza. Os jovens acampam, vivem temas e grandes jogos, participam num grande número de actividades de ar livre e de desportos variados, fazem imensas aprendizagens, animam fogos de conselho, saem para excursões… Em várias colónias de férias as equipas de animação aplicam até a pedagogia do projecto: convidam os jovens a escolher as suas actividades e a prepará-las antes de as realizarem.
Num acampamento escutista o que é afinal original? Sem se ir imediatamente ao essencial assinalemos algumas diferenças. O acampamento escutista junta, em princípio, jovens que já viveram experiências em conjunto. Mais ainda, estes jovens prepararam-se várias semanas antes do acampamento; esta preparação varia segundo a idade, indo da escolha do tema e das actividades, à angariação de fundos, passando pela obtenção de algumas técnicas, a preparação do equipamento e da documentação.
Chega-se então à diferença essencial: o acampamento escutista é um local específico de aplicação do método escutista, o qual, recordando, combina sete elementos essenciais. Não é cada um dos seus elementos que faz a originalidade deste método, é a sua combinação. Assim sendo o acampamento escutista é um local de:
  • educação pela acção;
  • actividades na natureza;
  • integração dos valores da Lei e da Promessa;
  • relação educativa adultos/jovens;
  • progresso pessoal;
  • vida em equipa;
  • referência a um quadro simbólico.
Algumas colónias de férias também podem utilizar alguns deste elementos, mas são raras aquelas que as combinam em conjunto numa perspectiva educativa e desenvolvimento total da pessoa. Na maior parte dos casos a organização das colónias de férias pretende garantir às crianças/jovens férias agradáveis ao ar livre com a maior segurança possível. Não dissemos, contudo, que algumas colónias de férias não fazem claramente escutismo sem o saber, e ainda bem, como não é certo que todos os nossos acampamentos escutistas sejam mais do que acampamentos de férias, o que é mau.

Sem comentários: