quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vamos tomar uma atitude para mudar esse estado de coisas?

Você precisa contribuir para segurar a água das chuvas. Para isso, pode manter a área verde com solo permeável, ou cobrir o solo somente com camadas de pedregulho, sem cimentar, ou construir uma cisterna para armazenar essa água, ou fazer um telhado verde na sua casa, ou fazer um poço de infiltração, para que essa água entre na terra, para que recarregue o lençol freático. Se alguém sugere que se faça canais para escoar a água mais rapidamente, não entendeu que essa água fará falta depois, porque precisamos dela para alimentar o lençol freático.


Entendeu? Agora percebe o quanto é co-responsável pelo clima, pelas enchentes e pela seca que o afectam, à sua família, à sua cidade e à sua região? O que poderia fazer na sua casa, no seu terreno, na sua rua, na sua empresa, na sua comunidade para segurar o máximo de água da chuva no seu prédio, no seu bairro, na sua cidade? E o que pode fazer para sensibilizar os familiares e os colegas da empresa, da comunidade para colaborar neste movimento contra as enchentes e a seca? Se tiver ideias ou já estiver fazendo algo, divulgue, discuta em sua comunidade. Não se omita! Seja actor neste palco da vida!
Retenção de água da chuva: em estradas, no campo com terraços, em cisternas (com água que vem do telhado).Retenção de água da chuva: em estradas, no campo com terraços, em cisternas (com água que vem do telhado).

Sem comentários: