quinta-feira, 5 de junho de 2008

As leis do mercado

Que as leis do mercado condicionam a vida no dia a dia de todos nós é uma realidade inquestionável...

Hoje conto-lhes um exemplo inacreditável que me sucedeu.
 
Sou proprietário de um Volkswagen Polo já com 14 anos, que no ano transacto, fruto da minha inabilidade, foi vitima de um acidente de viação, aproximando-se a data de ser presente à inspecção auto, urgia a sua reparação. Recorri a uma oficina de mecânico que me indicou que recorresse a uma oficina de bate-chapas porque era essa a área das reparações necessárias na viatura.

Porque as planícies alentejanas se tornam demasiado grandes para deslocações pedonais, vi-me forçado a seguir as indicações recebidas. Consultei uma oficina de bate-chapas no Bairro da Liberdade, em Grândola, que orçou a reparação em 1.375,00€... Em pânico perante um custo que ultrapassava o do valor da aquisição da viatura em 2002 comecei a pensar seriamente em mandar abater a viatura! 
Passados uns dias sou chamado pelo responsável da oficina que me diz ter conseguido encontrar peças mais baratas e por conseguinte me poderia reparar o carro por 900,00€. O valor continuava a ser ilogicamente elevado para mim e por conseguinte a viatura continuou sem ser reparada. 
Aproximando-se a data da inspecção urgia tomar uma decisão, desloquei-me a Setúbal e junto da SVP Auto e da Machete & Machete, tratei de obter preços das peças cuja substituição se impunha. 
Fiquei surpreso, resolvi pensar um dia ou dois para ter a certeza de que não estaria a precipitar-me, mas hoje decidi que era tempo de actuar e fui às compras! 
Resultado? Adquiri todas as peças por 104,57€...

Se eu que sou um consumidor final consegui adquirir as peças por este valor, uma empresa deste sector certamente as adquirirá por um valor muito inferior!

Resta-me concluir que neste mercado a montagem de peças que efectuarei pelas minhas próprias mãos, tem um custo de 900%!!!!!!!!!!!

Sem comentários: