quinta-feira, 23 de outubro de 2008

As mil e uma possibilidades das câmaras digitais...

Todas as câmaras digitais tem uma coisa em comum: tiram fotos, da mesma forma que as câmaras de película convencional. No entanto, além desta qualidade natural, os sistemas de fotografia digital oferecem outras prestações menos habituais. Como exemplo podemos citar:
A gravação de vídeo, que actualmente incorporam muitos dos modelos que existem no mercado. Sem embargo, não adianta comparar estas películas com os vídeos que se podem realizar com uma câmara de vídeo autêntica: por um lado, as videocâmaras digitais tem uma resolução muito inferior e, por outro, manejam um número de quadros por segundo muito menor, por isso observam-se certos saltos na película. Por outra parte, estas pequenas películas são adequadas para enviar por correio electrónico ou para ilustrar sequências de movimento numa página web pessoal.

Algumas câmaras oferecem a possibilidade de gravar som e podem registar comentários falados sobre as fotos ou inclusive utiliza-las como dictafonos digitais para sequências maiores.

Também existem alguns modelos que servem como reprodutores portáteis de MP3. O software incorporado na câmara permite transferir a música obtida na Internet em formato MP3 do computador para o cartão de memória e reproduzi-la através de capacetes.

Algumas câmaras podem utilizar-se como webcam para apresentar uma imagem ao vivo constantemente actualizada numa página web ou para realizar videoconferências através da Internet.
Vários modelos dispõe de um modo de texto especial que permite realizar "cópias" de documentos em viajem, em branco e preto com alta qualidade.

Algumas câmaras incorporam também uma função de temporização, que permite tirar fotos automaticamente a intervalos predefinidos. Ela permite, por exemplo, captar a abertura de uma flor passo a passo, sem ter que passar horas na estufa...

Por último, há câmaras com modo panorâmico, que permite tirar fotos num modo super angular ou inclusive fascinantes vistas panorâmicas de 360 graus.
Se acredita que estas funções são realmente ultramodernas, é porque todavia não conhece as especialíssimas prestações que oferecem algumas câmaras. Por exemplo, alguns modelos permitem navegar na Internet através de um telefone móvel e enviar fotos por correio electrónico ou modem através da própria câmara. Outras presumem o controlo remoto por infravermelhos, enquanto que outras... Como pode ver, parece que nada é impossível no mundo da fotografia digital. Por isso, na hora de por em prática as “Recomendações para o comprador”, é conveniente ter certa ideia das “características especiais” que tem de incorporar a câmara eleita.

Sem comentários: