sexta-feira, 31 de outubro de 2008

As aves III

Pato-trombeteiro Anas clypeata 51cm 

Alimenta-se de pequenos organismos que filtra da água ou que recolhe à superfície dos lodos, servindo-se do bico especialmente adaptado para esse efeito. É muito comum nos estuários portugueses durante os meses de Outono e Inverno. Em voo apresenta uma silhueta muito característica.
Pato-real Anas platyrhynchos 58 cm

É o antepassado do pato doméstico. Nidifica em prados, nos montados e nos matos, geralmente próximo de água. Quando voa, tem um bater de asas pouco profundo. A fêmea deixa ouvir série de 'quacs', muito diferentes dos 'queec' suaves que caracterizam o machos.
Zarro Aythya ferina 46 cm

É um excelente mergulhador e nada debaixo de água com grande facilidade. Permanece a maior parte do dia dentro de água, nas lagunas e nas albufeiras das barragens, alimentando-se de madrugada e ao crepúsculo. O macho emite uma série de 'whees' fortes e soprados.
Guincho Larus ridibundus 35-38cm

N0 Inverno tem a cabeça branca, apenas com algumas manchas escuras junto do olho. Frequenta os estuários. campos de cultivo e também sectores abrigados da costa marítima. É comensal do Homem, alimentando-se com frequência nas descargas dos esgotos urbanos.

Sem comentários: