quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Introdução ao mundo da fotografia digital III

Câmaras compactas de fácil manejo

Se não tem grandes pretensões em relação à composição ou à exposição das suas fotografias, mas apenas lhe basta tirar as melhores fotos possíveis fácil e rapidamente, as câmaras desta categoria são as ideais para si. São tão práticas que se podem levar para todos os lugares e, se a situação o requerer, muitos destes modelos não só incorporam potentes funções automáticas, mas também várias opções de ajuste manual que permitem adaptar a câmara às circunstâncias do momento.
Estas câmaras costumam ter valores de resolução entre 1,5 e 2,5 milhões de pixels, que desde logo é mais do que suficiente para obter cópias de alta qualidade em papel de formato standard.

Câmaras com visor clássico

A câmara digital mais habitual é comparável a uma câmara convencional de 35 mm, tanto nas suas dimensões como nas suas prestações e manejo. Estes modelos quase sempre incorporam um visor óptico, uma objectiva com zoom, um pequeno monitor para visualizar as fotografias realizadas e uma ranhura para inserir um cartão de memória no qual pode gravar as imagens digitais.

Uma câmara ligeiramente maior tem uma vantagem concreta, a de admitir melhores objectivas. Por norma, os sistemas ópticos costumam ter maior potência e prestações quanto maior for o seu tamanho.
O funcionamento de uma câmara deste tipo é, além disso, muito similar ao das câmaras convencionais: vê-se pelo visor, escolhe-se a zona a fotografar e deixa-se que os programas automáticos se ocupem de focar e de ajustar correctamente a exposição. A câmara costuma agradecer realizando boas fotos.

Se prefere realizar estes ajustes você mesmo, verá que as câmaras com visor costumam oferecer mais opções para anular as funções automáticas, que os modelos ultracompactos, por exemplo, para realizar a focagem de forma manual e para ajustar a velocidade de obturação e a abertura.

As câmaras desta categoria costumam ter uma resolução de 3, 4 ou 5 milhões de pixels, o que significa que se recolhem dados suficientes para obter incluso cópias de maior formato.

Sem comentários: