quarta-feira, 28 de julho de 2010

Modo Virtual 8086

Apesar de, operando em modo real, o processador ser totalmente compatível com qualquer programa antigo, seria impossível executar um aplicativo de modo real dentro do Windows 95 ou qualquer outro sistema operativo que utilize o modo protegido. Seria preciso fechar o Windows e fazer o processador voltar para o modo real para poder executar o aplicativo. 
Pensando nesta possível limitação, os projectistas da Intel desenvolveram o modo virtual 8086 onde o processador, operando em modo protegido, é capaz de simular vários ambientes de modo real, cada um com 1 MB de memória e total acesso ao hardware do microcomputador, chamados de máquinas virtuais. É como se dentro do 386 fossem abertos vários XTs completos, um para cada programa de modo real a ser executado. É justamente o modo virtual 8086 que permite abrir janelas DOS dentro do Windows 95/98. 
Como o processador continua em modo protegido, cada máquina virtual tem sua área isolada na memória. O programa funciona sem prejudicar a estabilidade do sistema.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: