sábado, 15 de janeiro de 2011

Maruzen P99 Version 2

Analisada por JamesWilson (aka Jimmy) imagens/edição por Arnie

Especificações de origem: 
FPS 250 fps (134a) >300 fps (22)
Comprimento: 178 mm; 306 mm (com silenciador)
Peso: 660 g
Capacidade de munições: 20 BB's (Carregador Standard)

Comparações
Tendo decidido adquiri este modelo para substituir a inicial P99 Versão 1 que possuía, fui agradavelmente surpreendido pela qualidade da características extra que a segunda versão incluía.
O supressor de metal parece ser de alta qualidade e o cano de metal adiciona algo ao realismo. A corrediça também parece ter um acabamento diferente comparada com as velhas P99, fazendo parecer menos brilhante e, mais como o acabamento da arma real.

Esta P99 afasta-se da realidade contudo, num aspecto. A P99 real tem de ter um cano estendido com a ponta roscada para poder usar o silenciador, mas por alguma razão desconhecida (possivelmente para não copiar as linhas originais da pistola) a Maruzen fez-o de uma forma diferente.


Eles usaram uma ligação interna no cano exterior e uma fina extensão de ligação no silenciador para juntar os dois, deixando o cano com o comprimento normal. Eu pessoalmente preferia a extensão do cano externo, mas não faz muita diferença.
 
O aspecto
Esta nova P99 também tem um cilindro diferente da versão antiga, a parte de bronze interior foi substituída por alumínio. A armação deste modelo é quase indistinguível da arma real, que também é feita de plástico polímero. As marcas na armação são as mesmas que na arma real, excluindo o "made in japan" inscrito no lado direito à frente.

A corrediça também suporta a informação "JASG 6mm Maruzen" na frente do lado direito, onde o calibre estaria na arma real. Além destas duas diferenças todas as marcas da Walther e sinais estão presentes, incluindo vários números de série na porta de ejecção e armação e, devido a ser uma "edição limitada" esta segunda versão parece ter um número de série extra na corrediça, logo abaixo da porta de ejecção.
Nunca tendo usado ou pegado num P99 real, eu guio-me por fotos que encontro na internet,  mas não consigo ver outras diferenças na aparência entre o modelo de airsoft e a real, excepto o buraco para carregar gás no fundo do carregador. (Nota do Arnie: foi confirmado que a P99 real tem um buraco no fundo para auxiliar na limpeza e manutenção. Agradecimentos ao Chad  pela dica).

As especificações de tamanho/peso para a P99, (lidas directamente do manual) são: 17.8cm de comprimento,  13.1cm de altura, 2.9cm de largura e 30.6cm de comprimento com silenciador, o peso indicado é de 660g.
 
Ergonomia
A P99 é, de acordo com a Walther, a pistola mais confortável  de sempre e, estou inclinado para acreditar com eles nisso. O punho está perfeitamente desenhado para caber na sua mão, com uma pequena depressão em cada lado também. A textura quer na frente do punho quer nos lados, assegura que a sua mão não escorrega, mesmo com luvas colocadas e, também torna mais fácil sacar a arma do coldre, porque ela toma naturalmente a posição de disparo na sua mão. 

A cunha traseira pode ser facilmente removida tirando o pequeno parafuso no fundo e, uma cunha mais pequena ou maior pode ser colocada no seu lugar se achar que a normal não é do tamanho correcto. Tenho a certeza que as cunhas da Walther real também servem, mas penso que a Maruzen faz mais baratas também.

Os controles da P99 são um pouco diferentes da maioria das pistolas convencionais, tais como a Colt 1911 e a Beretta M92. A diferença mais marcante é a ausência de um cão externo, um desenho tornado famoso pela Glock.

O cão das P99's é interno e a única parte visível é um pequeno pino, com uma marca vermelha, que pode ser visto através de um pequeno buraco na traseira da corrediça quando a pistola está pronta para disparar.

Um cão interno evita problemas causados pelo cão prender nas roupas ou coldres e também evita disparos acidentais da arma.

A alavanca de desarmar o cão, que não é de momento de forma alguma uma alavanca, mas uma pequena placa situada no topo do lado esquerdo da corrediça, pode ser usada para libertar o cão para a posição de segurança e também libertará o gatilho para a sua posição de "dupla acção".

Isto leva-me facilmente para a próxima característica interessante da P99: o sistema do gatilho. O gatilho tem duas distintas posições, dupla acção e acção simples. Se você armar a pistola e puxar o gatilho atrás cerca de um centímetro ouvirá um click e o gatilho  ficará nessa posição até que o liberte. Isto permite um curto e rápido puxar do gatilho e mais precisão no disparo, pois é necessária menos força para puxar o gatilho.


No entanto é muito mais possível a pistola disparar acidentalmente, se cair, ou o gatilho prender em alguma coisa. Assim é provavelmente uma melhor escolha armar a arma e deixar o gatilho no modo "dupla acção", que exige muito mais força para puxar e é altamente improvável de ser alterado a não ser que você queira. Este modo, no entanto, faz o seu primeiro disparo ligeiramente menos preciso, porque a força extra necessária para puxar o gatilho irá desviar-lhe ligeiramente o alinhamento. No entanto, é melhor do que atingir-se a si próprio numa perna por acidente!

O libertador do carregador também é diferente das pistolas mais convencionais, no entanto ele será familiar se já usou uma Heckler & Koch USP ou uma Mk23 SOCom. Consiste numa pequena alavanca no ponto em que a guarda-mato encontra o punho. Para libertar o carregador apenas precisa de chegar ligeiramente à frente o seu polegar e carregar para baixo a alavanca. O libertador do carregador é ambidextro, tal como todos os controles, no entanto para usar a alavanca de desarmar o cão você precisa de alterar um pouco o seu punho no modelo.
 
Desmontagem no terreno
A trava de segurança pode ser activada premindo a pequena peça de metal no cimo da armação do lado esquerdo e desactivada fazendo o oposto.

Esta trava de segurança também actua como trava de desmontagem. Para efectuar uma desmontagem no terreno dever remover primeiro o carregador, depois desactive o cão se estiver activado.

De seguida puxe a trava de desmontagem para baixo em ambos os lados e então puxe a corrediça e montagem do cano fora pela frente da armação. O cano pode então ser tirado da corrediça para limpeza ou acesso ao bocal do cano.

Recolocar a corrediça e o cano é um pouco mais difícil. Primeiro coloca-se o cano de volta, confirmando que o cano externo está correctamente inserido.

Depois, segurando a corrediça ao contrário (e por conseguinte a armação também, obviamente) insira as ranhuras nas arestas da corrediça.

Quando a corrediça atingir cerca de 3/4 do percurso ao longo da armação você tem de empurrar uma pequena pela triangular prateada, no topo do cão e, ter a certeza que a trava de desmontagem continua premida para baixo para que a corrediça continue correctamente.

Depois da corrediça ter percorrido todo o percurso na armação pode virar a P99 para a posição correcta de novo, mova a corrediça no seu percurso uma vez e então puxe-a um pouco atrás empurrando a trava de desmontagem para cima de novo. Tudo terminado.
 
Performance 
"Vai para o que interessa, já!" Eu ouço-os gritar num falso acento de Nova Iorque.  Está bem, então, mantenham-se calmos, aqui vai. Apesar da Maruzen não ter uma reputação de fabricar GBB's decentes eu garanto-vos que não não ficarão desapontados com a P99, especialmente com a nova versão.

Eu apenas uso American Eagle ou HFC Green Gas nas minhas blowbacks  e com qualquer um deles a P99 disparou até aos 330fps, melhor do que qualquer GBB da Tokyo Marui, a maioria das KSC e igual à maioria das pistolas Western Arms.

O coice que a P99 dá é também superior ao de qualquer GBB da Marui e quase todos os modelos KSC Hardkick. Eu achei que quando comparada lado a lado com uma Western Arms Infinity 4.3" será muito pouco entre a força do recuo.  O alcance é quase o mesmo da maioria das outras blowbacks a gás, no entanto não sou muito bom a avaliar distâncias, por isso não posso dar um valor para isso.
Outra coisa que irão reparar sobre a P99 é que é um pouco mais barulhenta que  a maioria dos outros modelos, pelos menos é sem o supressor. Existe também um engraçado som metálico sempre que a corrediça se move para a frente e para trás, especialmente notável quando arma a P99 manualmente. Com o silenciador montado os disparos são mais silenciosos e o som mais agudo desaparece do ruído "bang". Penso  que esta redução no ruído é provavelmente igualmente devida ao facto de que o peso adicional do supressor retarda o ciclo da corrediça mais do que a capacidade de silenciar do tubo. O interior do tubo  é em forma de cone, alargando quando se afasta da arma e a superfície interna é revestida em espuma, presumivelmente para absorver o som.

O carregador leva 20 bb's e quando cheio com American Eagle o gás vai durar quase o dobro disso. Outra coisa boa sobre a P99 é que quando tem pouco gás a corrediça a corrediça vai continuar a prender atrás no fim do carregador, ao contrário de algumas outras que fazem aquele irritante som pop e apenas movem a corrediça metado do percurso para trás.

Isto pode ser parcialmente devido à guia de recolha da mola em metal que coloquei, que incorpora pequenos rolamentos de forma a tornar o ciclo da corrediça mais suave.

Eu comprei-a mais pelo seu valor estético porque tem uma bonita cor de aço e o facto de que permite-lhe instalar diferentes forças de molas de recuo, como eu pensei deverão haver algumas problemas usando o modelo em tempo frio. Não reparei em nenhum problema até agora.
 
Falhas 
Eu encontrei muito poucas coisas erradas na P99. Talvez a corrediça pudesse ser mais realística, porque achei que a corrediça do mercado de substituição em metal da Zeke fracamente construída e não serve. O acabamento preto nos controles tais como o libertador da corrediça e libertador do carregador começam a cair ao fim de algum tempo, no entanto isto faz o modelo parecer bem e autêntico.

Pesando perto de 700grs esta peça é um pouco leve para algumas pessoas, mas é muito próximo do peso real, por isso não me incomoda muito. Com a minha velha P99 eu tinha um pequeno problema com os trilhos de metal que mantém a corrediça na armação virem ligeiramente soltos, causando que o modelo falhasse ocasionalmente, mas isso não aconteceu com a nova P99 (toquei em madeira).


Um dos meus carregadores também começou a perder gás, mas isso não aconteceu com nenhum dos novos.
 
Conclusão
Concluindo, a P99 serve-me como uma luva, serve as minhas necessidades perfeitamente e é normalmente a única pistola que levo para os jogos, pois posso carregá-la facilmente num coldre de ombro horizontal da Blackhawk.

Também posso colocar o carregador de reserva e o silenciador na bolsa dupla para carregadores do meu lado direito para o balancear perfeitamente.

Os aspectos positivos deste modelo ultrapassam de longe os negativos e se você gostar do aspecto então eu recomendo fortemente que pense em comprar uma.
Compre um a P99 - seja um James Bond. :o)

Aparência - 4/5
Qualidade de construção - 3/5
Performance - 4/5
Valor pelo dinheiro - 4/5
Geral - 4/5

Sem comentários: