sábado, 27 de agosto de 2011

O disparador

O disparador é um acessório que substitui o disparador da câmara ao disparar. Permite disparar sem mover a câmara e por outro lado permite disparar remotamente.

Basicamente existem dois tipos de disparadores, os de cabo e os remotos. Os primeiros são os mais baratos. Os mais avançados permitem inclusive programar a hora de disparo.
Quando usar um disparador?

A maioria das câmaras DSLR dispõe de um modo de disparo chamado BULB. Este método utiliza-se no programa manual e é relativo ao tempo de exposição. Utilizando este modo a foto estará fazendo-se enquanto o disparador estiver premido. Os disparadores são imprescindíveis para utilizar este modo por duas razões, para não mover a câmara e para que não fique o dedo ligado a este por dúvida. A maioria destes disparadores permitem bloquear o disparador, de forma que não é necessário manter-se premindo o botão constantemente, já que o disparador o faz por nós. Imagine-se a fazer esta foto nocturna durante 2 minutos e meio premindo o botão.
Mas também utilizaremos o disparador naquelas ocasiões em que nos interessa estar longe da câmara, para aparecer na foto ou para manipular os elementos da cena.

Usar o autodisparador da câmara como método alternativo

Quando queremos utilizar um tempo de exposição grande, mas fora do modo BULB a câmara será capaz de controlá-lo por si mesma e não será necessário estar premindo o botão constantemente. Podemos utilizar o autodisparador da câmara para disparar e assim evitar mover a câmara.

Sem comentários: