sábado, 20 de agosto de 2011

Quem foi BP?

No dia 22 de Fevereiro de 1857 nasceu, em Londres, capital da Inglaterra, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, carinhosamente chamado por B.P., que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, como Fundador do Escutismo.

BP teve uma infância muito feliz e ainda novo participava juntamente com os seus irmãos em  excursões de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância.

Em 1869 entrou para a escola. A escola possuía uma mata onde B.P. ia observar animais, apanhar por vezes um coelho, que assava numa fogueira sem fumo e onde desenvolvia as suas habilidades na construção de abrigos e no uso de um pequeno machado.

Não sendo um grande estudante destacava-se pela sua habilidade em desenho, canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora.

Em 1876 entrou para o Exército. Distinguiu-se rapidamente e aos 26 anos já era Capitão. Depois fez campanhas em África tendo-se afirmado como um excelente explorador e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.

Em 1899 defendeu durante meses a cidade de Mafeking, na África do Sul, que foi duramente atacada pelas forças inimigas que tinham uma força muito superior em número.

Como havia poucos soldados regulares em Mafeking, B.P. treinou alguns rapazes a empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem do seu comandante foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos, de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impacto em Baden-Powell e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do Escutismo.

Graças a este feito, o seu nome ficou conhecido mundialmente e foi promovido a Major-General sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.

De regresso à sua Pátria, Baden-Powell viu alguns meninos usar nas suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Assim estudou um plano e, em 1907 fez um acampamento experimental na Ilha de Brownsea, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos de todas as classes, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta... Foi o primeiro acampamento Escutista.

Tendo sido uma experiência bem sucedida B.P. publicou o livro Escutismo Para Rapazes em 1908. Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Grupos de Escuteiros e no final de 1908 já existiam cerca de 60 000 Escuteiros por todo o mundo.

O Escutismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se, num grande acampamento, escuteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do escutismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram B.P., Escuteiro-Chefe Mundial.

Depois de vários anos de dedicação ao Escutismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escuteiras em vários países, B.P. sentiu as suas forças declinarem. Retirou-se, então para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quénia, na África. Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.

Sem comentários: