sábado, 24 de março de 2012

Guia prático para fotos perfeitas - O equilíbrio de brancos certo

Se fotografar em JPEG, defina a câmara
por equilíbrio de brancos apropriado.
As suas fotos podem adquirir dominantes de cor diferentes, consoante o tipo de iluminação com que está a fotografar - luz natural ou artificial. Cada fonte de luz tem a sua própria temperatura de cor, medida em graus Kelvin: quanto mais baixa a temperatura, mais fria (azul) é a iluminação. Na maioria das vezes não notamos essas mudanças porque o nosso cérebro "corrige" o que vemos e apresenta um resultado neutro. Este processo é semelhante ao equilíbrio de brancos automático da câmara, mas claro que a câmara não identifica para onde está a "olhar". Quando olhamos para o pôr-do-sol, por exemplo, o cérebro reconhece que o tom alaranjado está "certo", pelo que não o neutraliza. Mas a câmara tentará fazê-lo - ela reconhece apenas que a cena é demasiado quente e tenta corrigi-la. Por esta razão, é sempre melhor usar as predefinições de equilíbrio de brancos da câmara (como Dia, Nublado ou Sombra), em especial se dispara em formato JPEG, que será processado na câmara. Pode ser mais difícil e moroso corrigir dominantes de cor posteriormente.

Se disparar em formato RAW, pode definir o equilíbrio de brancos quando processar os ficheiros no computador, pelo que pode activar o modo Automático da câmara e fazer os ajustes depois. No entanto, para obter os melhores resultados, quando fotografa é tão importante ter em conta o equilíbrio de brancos quanto escolher a abertura, a sensibilidade ISO ou a velocidade de obturação.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

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