quarta-feira, 7 de março de 2012

A patrulha

Espírito
 
Espírito de Patrulha significa UNIÃO. Significa fazer parte de uma Unidade Autónoma e completa, onde cada membro é parte vital dessa unidade, e todos juntos, com um mesmo objectivo, fazem o sucesso dessa unidade.

Alguns símbolos, que descrevemos a seguir, contribuem para a manutenção e o fortalecimento dessa UNIÃO. 

Totem
 
O animal "TOTEM" que representa a Patrulha é um símbolo muito importante e todos os membros da Patrulha devem conhecer profundamente os hábitos e qualidades do que representa a sua Patrulha.
 
Bandeirola
 
A bandeirola é o símbolo que representa a Patrulha. 

Traz estampados os símbolos, características e as cores que a representam. 

Acompanha a Patrulha em todas as actividades e todos os membros tem a obrigação de cuidar para que ela não se suje, fique abandonada, ou seja, desrespeitada por quem quer que seja.

As dimensões da bandeirola são 40cm x 28cm e as cores que representam o animal estão descritas no livro Escutismo para Rapazes. 

Ela deve ser transportada num bastão especialmente confeccionado para ela.

Esse bastão não é de propriedade do guia e sim da Patrulha. Deve ser uma honra para o guia portá-la, pois é o marco que representa a Patrulha.

Distintivo de Patrulha

Cada membro de uma mesma Patrulha é identificado pelo distintivo que tem as mesmas cores da bandeirola. 

Grito de Patrulha
 
O Grito de Patrulha serve para exaltar as qualidades da Patrulha e deve ser pronunciado sempre que a Patrulha se apresentar.

Nenhum escuteiro poderá usar o grito de uma Patrulha que não seja a sua.

É muito importante que esse Grito seja dado com muito garbo e honra, pois ele é o espelho da Patrulha e, com ele podemos perceber como anda o Espírito de Patrulha.

Lema da Patrulha

Cada Patrulha escolhe o seu lema.

Geralmente é relacionado com alguma qualidade, virtude, ou característica que a representam.

O Lema deve expressar o vigor, aquilo que impulsiona nos momentos de sucesso, mas também o que anima e fortalece nos momentos de dificuldades.


Código da Patrulha

Cada patrulha pode estabelecer regras de conduta internas, uma espécie de código que todos devem conhecer e seguir. É lógico que não se trata de inventar outra lei escutista, porém, é uma aplicação do conteúdo da lei, na prática. Ou seja, pode-se estabelecer que na patrulha, duas faltas consecutivas sem a devida justificação, significa estar proibido de participar numa actividade externa, pôr exemplo.


Porém, todas as regras que a patrulha resolva estabelecer devem ser amplamente discutidas e somente aplicadas após a orientação da Chefia e do Conselho de Guias.


Livro ou Diário
 

O livro ou diário de uma Patrulha é destinado ao registo de todas suas actividades.

Nele devem estar registados todos os acontecimentos relativos à Patrulha, tais como: acampamentos; excursões ; jornadas ; visitas ; passeios ; grandes actividades ; etc.


Por ser um documento histórico, deve ser um livro especialmente decorado e guardado com muito cuidado e respeito.


Jornal
 

A Patrulha pode manter um jornal mural trazendo notícias, sugestões de actividades, factos notórios de actividades, ilustrações e conquistas da Patrulha e de seus membros.

Canto de Patrulha
 

Algumas unidades têm sorte em ter espaço para que cada patrulha possa ter o seu canto de patrulha. Porém mesmo se o espaço é pequeno é possível ter-se um Canto da patrulha.
 

O canto é, na verdade, um local onde a patrulha se reúne e colocam todos os seus pertences. Deve ser decorado e mobilado pelos próprios integrantes, construindo ou conseguindo doações de móveis e utensílios. Tudo deve ser identificado com as cores da patrulha, incluindo ferramentas e material de actividade. Um membro de uma patrulha só pode visitar o canto de outra patrulha caso seja convidado, pois o canto é um local íntimo da patrulha e deve ser respeitado.

Tradições
 

As Patrulhas podem estabelecer tradições que todos devem respeitar e preservar.

Estas tradições podem ser, por exemplo: Conseguir determinadas especialidades; ter óptimos cozinheiros, pisteiros; e até um almoço especial na casa de um dos membros a cada mês.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil

Sem comentários: