quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cerimónias no escutismo

A INVESTIDURA ESCUTISTA

É o momento em que o jovem é formalmente aceite como membro de um grupo de amigos - a sua Patrulha, a sua Unidade, o seu Agrupamento.

Pode e deve ser uma cerimónia festiva a Investidura. O seu grupo de amigos o recebe como integrante dele. É na investidura que o jovem passa a ter o direito de usar o uniforme (facto marcante para o jovem), a boina/chapéu e o lenço de Escuteiro, e o mais importante deles: o Distintivo da Investidura.

Esta cerimónia pode ter a participação de pais, de outras secções do Agrupamento e de convidados do jovem.

A PROMESSA ESCUTISTA

 
A promessa é um compromisso voluntário de cumprir a Lei Escuta, feito diante de si mesmo, dos demais e de Deus. As palavras em que ela se expressa e os seus conceitos são bem simples, e apresentam o compromisso de uma forma muito próxima daquela que naturalmente seria escolhida por um jovem:

"Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
  • Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
  • Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
  • Obedecer à Lei do Escuta;".

A Promessa é um oferecimento voluntário, e não um juramento. Pela Promessa, o jovem assume livremente um compromisso, não renuncia a nada e nem faz um voto de carácter militar ou religioso.

Cumprir meus deveres para com minha Pátria é servir à terra em que vivemos. Servir à Pátria é proteger a natureza, garantir a fertilidade do solo, manter puro o ar e limpa a água, eliminar o lixo, proteger o ambiente em que vivemos.

A Promessa não se faz em um momento qualquer. É preciso cercá-la de importância que ela merece, criando um momento especial, um lugar apropriado e investindo um certo tempo em sua preparação. 
A Unidade, os amigos e a família devem ser informados com a devida antecedência e organiza-se uma pequena cerimónia.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil

Sem comentários: