sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como... Obter fotos de HDR

As fotos de HDR são visualmente apelativas, mas os requisitos para a sua captura e edição tendem a desencorajar. Veja como é simples obter bons resultados!
 
Nem sempre é possível captar numa única imagem o máximo de detalhes nas sombras, nos meios-tons e nas altas luzes. Muitas vezes, para registar correctamente os tons mais luminosos, as áreas escuras perdem toda a informação, e para captar as sombras na perfeição, são eliminados os detalhes essenciais nas altas luzes.

A resposta a esta limitação é a fotografia de alta gama dinâmica, ou HDR, que permite obter uma imagem com uma amplitude tonal completa. Ao compor e captar um série de imagens da mesma cena, com exposições ligeiramente diferentes, pode depois combiná-las usando um software e, assim, obter uma única foto com detalhes quer nas áreas escuras quer nas mais luminosas.

Para explorar esta técnica, o ideal é procurar locais interessantes, com muitos detalhes, cor e texturas.

Na nossa sessão deparámo-nos com estas gruas erguendo-se sobre o rio. Gostámos do reflexo e das nuvens dramáticas, que conferiram mais profundidade à imagem. A cena representava precisamente o desafio que pretendíamos - um céu claro, a contrastar com zonas de sombra no primeiro plano. Descubra como tirar partido desta técnica.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: