quinta-feira, 3 de maio de 2012

Reunião de Secção

CANÇÕES
O Movimento Escutista utiliza-se deste recurso em quase todas as actividades, pois além de desenvolver a musicalidade nos jovens, permite trabalhar a alegria, animação, socialização, confraternização, criatividade, etc..

DANÇAS
As danças desenvolvem o sentido rítmico, a musicalidade e a coordenação motora. Propiciam também o entrosamento do grupo, a atenção, a disciplina, memória, a observação, desinibição... de forma divertida e com entusiasmo.

DRAMATIZAÇÃO
A dramatização propicia a vivência social (vida em equipa), desenvolve a expressão oral, corporal, facial, sentido crítico, criatividade, imaginação, concentração e outros... além de ser uma excelente ferramenta de instrução.

TRABALHOS MANUAIS
Através dos Trabalhos Manuais, podemos desenvolver o carácter porque os jovens constroem e vencem desafios, ampliando a imaginação, a criatividade, habilidades, controlando tensões, aumentando a concentração, a auto-estima, a paciência... Baden Powell observou que jovens destruidoras, impacientes, travessas e descuidadas, conseguiam através dos Trabalhos Manuais desenvolver o interesse ou curiosidade por algumas habilidades: artesão, artista, músico, plastimodelismo...
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil


Sem comentários: