terça-feira, 26 de março de 2013

Corvus corax, Corvo

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Corvidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
QUASE AMEAÇADO - NT* (C2a(ii))
Fundamentação: Espécie com população reduzida, que se admite poder ser inferior a 10.000 indivíduos maturos); apresenta declínio continuado do número de indivíduos e tem todos os indivíduos concentrados numa única subpopulação. Na adaptação à escala regional desceu uma categoria, por se admitir que a população em Portugal poderá ser alvo de imigração significativa e não ser de esperar que a imigração das regiões vizinhas possa vir a diminuir.

Distribuição
O corvo é uma espécie holártica, com uma distribuição alargada por toda a Europa. (Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal Continental encontra-se distribuído de norte a sul, sendo mais abundante nas zonas menos povoadas do interior que no resto do país e encontrando-se ausente em algumas zonas da costa (Rufino 1989, Elias et al. 1998, ICN dados não publicados).

População
A população nacional foi estimada como podendo ser inferior a 10.000 indivíduos maturos. Esta espécie foi detectada em cerca de 520 quadrículas 10x10 km durante a realização dos trabalhos do Novo Atlas (ICN dados não publicados).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, (BirdLife International 2004).

Em Espanha está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004), o que leva a admitir um risco de extinção em Portugal mais reduzido, tendo-se descido uma categoria na adaptação regional.

Habitat
Ocorre em zonas agrícolas e pouco povoadas, tanto em planície como em planalto ou em zonas montanhosas; nidifica em escarpas, na costa ou no interior, e em árvores isoladas (Rufino 1989).

No Baixo Alentejo, de Inverno, o corvo evita zonas com povoamentos florestais muito extensos, como sejam pinhais e eucaliptais e áreas com perturbação muito intensa (Elias et al. 1998).
 
Factores de Ameaça
A utilização de venenos, o abate ilegal (nomeadamente por confusão de identificação com a gralha-preta Corvus corone) e perseguição directa, serão factores que ameaçam a conservação desta espécie. A intensificação da agricultura é também um factor que a afecta negativamente.

Medidas de Conservação
Não estão previstas medidas de conservação específicas para esta espécie. Beneficiará, no entanto, com o aumento de vigilância e com a manutenção de áreas de agricultura e pastoreio em moldes extensivos.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: