terça-feira, 5 de março de 2013

Sorex granarius, Musaranho-de-dentes-vermelhos

Taxonomia
Mammalia, Insectivora, Soricidae.
 
Tipo de ocorrência
Residente. Endémica da Península Ibérica.

Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto à dimensão da extensão de ocorrência e da área de ocupação.

Distribuição
O musaranho-de-dentes-vermelhos tem uma distribuição restrita a uma faixa litoral Noroeste da Península Ibérica e, no interior Centro, às Serras de Gredos e Guadarrama (Mitchell-Jones et al. 1999). Em Espanha, está por confirmar a sua presença a norte do Sistema Central e em certos enclaves da Cordilheira Cantábrica (López-Fuster 2002b). Em Portugal, ocorre a norte do Tejo, nas zonas de clima atlântico (Mathias 1999, Mira et al. 2003).
 
População
Não há informação sobre os parâmetros populacionais da espécie em Portugal.

Habitat
A espécie ocorre em habitats com estrato arbustivo (Madureira & Ramalhinho 1981), com preferência pelos locais húmidos e com densa cobertura do solo (Mathias 1999). Encontra-se ainda em bosques de folhosas e resinosas, desde o
nível do mar até aos 2000 m de altitude (López-Fuster 2002b).

Factores de ameaça
Pode ser afectado negativamente pela destruição ou perda de habitat e pelo uso de pesticidas, alterações que provocam a diminuição da abundância dos invertebrados de que se alimenta.

Medidas de conservação
Dado o carácter de endemismo ibérico desta espécie, Portugal é particularmente responsável pela sua conservação. Recomenda-se a realização de estudos de bio-ecologia que permitam avaliar o estado real das populações para definir posteriormente, se necessário, acções de conservação.

Notas
A espécie é muito comum na dieta de rapinas nocturnas e de alguns carnívoros.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: