sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O que é uma Fotografia Digital

Este tópico é sobre fotografia digital e pretende ajudar a compreender o produto final, logo, a questão emergente é: saber o que é uma fotografia digital propriamente dita. Basicamente, tudo se resume a pontos. As fotografias sempre foram compostas por minúsculos pontos, quer se trate dos sais de prata da película, quer dos pontos de tinta de uma página impressa. As câmaras digitais simplesmente levaram este princípio a um novo nível, convertendo electronicamente uma cena em milhões de pontos quase instantaneamente, e utilizando depois o poder do computador para os organizar, editar, melhorar, armazenar e distribuir.

Nas fotografias digitais, os milhões de pontos captados pela câmara são chamados de “pictures elements” (elementos da imagem) – comummente conhecidos por píxeis. Tal como os Pontilhistas pintavam belíssimas cenas com pequenas gotas de tinta, o seu computador e a sua impressora utilizam estes píxeis minúsculos para apresentar ou imprimir fotografias. Para as apresentar, o computador divide o ecrã numa grelha de píxeis, em que cada um desses píxeis é composto por um ponto vermelho, um verde e um azul – chamados subpíxeis. Depois, utiliza os valores contidos na fotografia digital para especificar o brilho de cada um dos três subpíxeis, e essa combinação dá-nos a percepção do píxel como uma cor única. As provas impressas são obtidas por um processo semelhante, mas utilizam diferentes definições de cores, e por cada píxel são misturados mais pontos. Para ver estes pontos com os seus próprios olhos, utilize uma lupa para examinar o monitor do seu computador ou uma fotografia a cores numa revista, livro, ou jornal. Em alternativa utilize um programa de edição fotográfica para ampliar uma imagem no ecrã até que os píxeis apareçam.

Aqui, temos uma fotografia de um globo ocular (em cima), com os píxeis visíveis (ao centro) e como na impressão (em baixo). Imagem cortesia webweaver.nu.

Esta reprodução da famosa pintura “The Spirit of’ 76”, foi feita com gomas jelly beans. Imagine cada uma dessas gomas como um pixel, e verá que é fácil perceber como é que os pontos ou os píxeis podem formar imagens. Jelly Bean Spirit of ’76, cortesia de Herman Goelitz Candy Company, Inc - Fabricante de gomas (jelly beans) Jelly Belly.


Sem comentários: