terça-feira, 20 de agosto de 2013

Turdus philomelos, Tordo-pinto, Tordo-músico

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Turdidae.
 
Tipo de ocorrência
Nidificante, que se desconhece se é residente ou migrador.

Classificação
QUASE AMEAÇADO - NT* (D1+2)
Fundamentação: Espécie com população reduzida (admitindo-se que possa ser inferior a 1.000 indivíduos), com possibilidade de apresentar um número de localizações muito restrito. Na adaptação à escala regional desceu uma categoria, por se admitir que a população em Portugal poderá ser alvo de imigração significativa das regiões vizinhas e por não ser de esperar que essa imigração possa vir a diminuir.

Distribuição
Como nidificante, distribui-se por quase toda a Europa, à excepção dos sectores mais meridionais, e por grande parte da Ásia Ocidental; tem uma área de invernada essencialmente circum-mediterrânica (Cramp 1992).

Em Portugal, o tordo-pinto encontra-se a nidificar nas zonas serranas do extremo norte do território continental, no Minho e em Trás-os-Montes.

População

A população nidificante nunca foi recenseada. No entanto, através das observações efectuadas durante a realização de diversos trabalhos de Atlas (Reino 1994, Pimenta & Santarém 1996, Patacho 1998) e de censos efectuados no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Cardoso 1999) é possível estimar que a população é pequena, estando provavelmente compreendida entre 250 e 10.000 indivíduos maturos. Esta população parece estar em expansão (M Pimenta, com. pess.).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada  Não Ameaçada (BirdLife International 2004).

O tordo-pinto em Espanha está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004) e não estão documentadas regressões populacionais para esse país (Vázquez 2003b), o que leva a admitir um risco de extinção em Portugal mais reduzido, tendo-se descido uma categoria na adaptação regional.

Habitat
Bosques de folha caduca ou mistos, com predominância para carvalhais Quercus spp, bosques de faias Fagus spp. e matas ribeirinhas com amieiros Alnus glutinosa e freixos Fraxinus spp. (Reino 1994, Pimenta & Santarém 1996; Patacho 1998, Cardoso 1999).

Factores de Ameaça
Os factores de ameaça não estão devidamente estudados, mas os incêndios, com a consequente destruição das zonas de matas caducifólias onde nidificam, são sempre uma ameaça potencial. A população invernante está sujeita a uma forte pressão cinegética (Fontoura 1996a, b), mas os efeitos sobre a população nidificante são desconhecidos.

Medidas de Conservação

A proibição da caça nas áreas de cria e a protecção do habitat são medidas susceptíveis de favorecer esta espécie. Estas medidas, ainda que não especificamente dirigidas ao Tordo-pinto, estão já em vigor nalgumas das áreas de reprodução mais importantes, como aquelas que se situam no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Notas
A espécie apresenta também uma população invernante, numerosa e com distribuição alargada, que se encontra em situação Pouco Preocupante (LC).

in Livro Vermelho dos Vertebrados



Sem comentários: