quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Chipset

Logo depois da designação do processador, vem a designação do chipset:

:. V - Todas as placas com o V no nome usam chipsets da Via. O V é genérico, pode ser qualquer um dos chipsets da Via. Por exemplo, a CUV4X usa o Via ProSavage PM133, enquanto a CUV4X-D usa o VIA 694XDP, mas, como disse, são chipsets Via Nove que o “V” sempre vem depois do código principal da placa, o P2, P3 ou CU que expliquei acima.
:. BX - Enquanto o V vem de “Via”, o “BX” também diz respeito ao chipset, mas neste caos não diz respeito à marca do chipset, mas sim diretamente o modelo, no caso o “i440BX”. O BX é provavelmente o chipset mais famoso da história, mas se você nunca ouviu falar dele, o “BXzão” foi lançado na época do Pentium II, na verdade foi o primeiro chipset para Pentium II a suportar bus de 100 MHz. Só que o BX se revelou um projeto tão bom do ponto de vista do desempenho, que os fabricantes o utilizam até hoje, adicionando recursos que o chipset originalmente não tem para construir placas destinadas aos processadores modernos. Controladoras externas adicionam suporte a UDMA 66 ou 100, ou mesmo RAID. Reguladores de voltagem e BIOS actuais garantem compatibilidade com os processadores Coppermine, o suporte a bus de 133 MHz é obtido via overclock (já que originalmente o BX só suporta 100 MHz) e por aí vai. Exemplos de placas actuais com o BX são a CUBX, CUBX-E e CUBX-L

:. B - Também indica que a placa usa o i440-BX, mas é usado nas placas mais antigas, como em P2B e P3B-F. Mais uma vez valem lembrar que todas as P2 ou P3 são slot 1, enquanto todas as CU são socket 370.
:. A - Vem de “Ali”, e serve para indicar as placas com chipsets desta companhia, como em “A7A-266” (socket A, chipset Ali MAGIK1 M1647 e suporte a Bus de 266 MHz) ou a CUA (Pentium II Cumine, chipset Ali Aladdin TNT2).

:. SI - De “SiS’, novamente indica o fabricante do chipset, no caso a SiS, como em CUSI-M e CUSI-FX, ambas com o SiS 630E
:. S - Um “S” sozinho, numa placa socket A (nas placas socket 370, para Pentium III/Celeron, é usado o “SL”, que significa outra coisa, como veremos a seguir) também indica que a placa possui chipset SiS. Um exemplo é a A7S-VM.

:. SL - São as placas mais recentes para Pentium III/Celeron, socket 370, com o chipset i815 e slot AGP 4X. Todas as placas “SL” são socket 370, isso significa que todas são “CU” (Cumine) ou “TU” (Tualatin). Não existem por exemplo uma P3SL ou uma P2SL. Exemplos de placas com o i815 são as CUSL2-C, CUSL2-M ou a TUSL2-C.
:. C ou C2 - São as placas para Pentium III/Celeron que utilizam o antigo chipset i820, tanto as que utilizam memórias Rambus quanto as que usam o chip MTH e suportam memórias SDRAM PC-100. Estas placas foram descontinuadas há algum tempo. Exemplos são as CUC2 e P3C-L.

:. W - Indicam as placas com o chipset i810, que tem vídeo onboard, mas não suporta slot AGP. Pelo que sei, todas estas placas já estão descontinuadas, sendo substituídas pelas com o chipset i815, que também traz vídeo onboard, mas já oferece suporte a AGP 4X. Exemplos de placas com o i810 são a CUW e a P3W-E.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: