sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Como Fotografar o Movimento com Nitidez

A nitidez das diferentes áreas de uma imagem ajudam a direccionar o olhar do observador, que tende a fixar-se na área mais focada. Para além disso, a nitidez, ou a falta dela, pode ser parte da mensagem de uma fotografia. A imobilidade de uma figura estática pode ser realçada desfocando as pessoas em movimento noutras áreas da imagem.

Numa imagem, o desfoco por movimento deve-se ao facto de o assunto focado no sensor se deslocar enquanto o obturador está aberto. Para captar nitidamente um objecto em movimento, é necessário que obturador abra e feche antes que a imagem focada se desloque significativamente. Mas quão rápido é suficientemente rápido? A resposta depende de vários factores que tornam difícil prever a quantidade de movimento será registado na imagem final. Para garantir bons resultados, o melhor é utilizar diferentes definições e captar várias fotos. Experimente fotografar de um ângulo diferente, esperar por uma pausa na acção, ou acompanhe com a câmara o movimento do assunto. Terá muito mais possibilidades de conseguir uma boa foto se tiver várias por onde escolher. Mas tenha atenção ao facto de ser difícil de avaliar a nitidez ou desfoco de uma imagem no pequeno ecrã da câmara.

Velocidade do assunto
Quanto mais rápido for o movimento do assunto, mais rápida terá de ser a velocidade do obturador para produzir uma imagem nítida. No entanto, não é propriamente a velocidade do assunto que determina o desfoco. É a velocidade a que ele se move no sensor de imagem enquanto faz a exposição. Isso depende não só da real velocidade do assunto, mas também da direcção em que se move, da distância a que está da câmara e da distância focal da objectiva.

A velocidade do obturador congelou o bailarino central mas foi suficientemente lenta para desfocar os outros. Isto torna o bailarino central o centro das atenções na fotografia.
Foi utilizada uma velocidade do
obturador alta para congelar
este salto da Emily.
Direcção do Movimento
Quando o obturador está aberto, um assunto que se mova paralelamente ao sensor da imagem irá passar por mais píxeis do sensor e por isso ficar mais desfocado do que um motivo que se mova na direcção ou na direcção oposta da câmara. É por essa razão que é possível utilizar uma velocidade mais lenta para os assuntos que se dirijam ou afastem da câmara do que para os assuntos que percorram a cena de um lado ao outro – estes ficarão mais desfocado se utilizar as mesmas definições.

Distância ao Assunto e Distância Focal das Objectivas
Se o assunto estiver próximo da câmara, o mais pequeno movimento é o suficiente para causar desfoco. Um motivo – ou parte dele – longe da câmara pode deslocar-se consideravelmente antes que a imagem no sensor se mova muito. A distância focal das objectivas também influi sobre isso porque determina a distância aparente a que está o assunto. Aumentar a distância focal da sua objectiva – para, por exemplo, aproximar o motivo com o zoom – produz o mesmo efeito dos assuntos próximos. Quanto mais aproximar um assunto com o zoom, menos ele terá de se deslocar para que o movimento da imagem no sensor seja o suficiente para a imagem ficar desfocada. Para ver os efeitos da distância no desfoco da imagem, olhe pela janela de um carro em alta velocidade (mas não quando está a conduzir). Os objectos do primeiro plano parecem voar ao passo que os do horizonte não parecem mexer-se.

A velocidade do obturador necessária para controlar a nitidez de um objecto em movimento é determinada pela velocidade do assunto, pela direcção do movimento e pela distância.

Nesta imagem de um comboio a alta velocidade,
as áreas mais próximas da câmara são as mais
desfocadas, ao passo que as áreas mais distantes
parecem mais nítidas. Uma vez que todo o comboio
se desloca à mesma velocidade, a foto mostra em
que medida a distância  afecta o desfoco.
Para aumentar a nitidez de assuntos em movimento, aqui estão algumas coisas que pode fazer:
  • Fotografar assuntos em rápido movimento que se desloquem na sua ou na direcção oposta.
  • Deslocar-se para longe do assunto ou utilizar uma objectiva de distância focal abrangente.
  • Optar pelo modo de Prioridade ao Obturador e escolher uma velocidade rápida, como 1/500 seg.
  • Aumentar o ISO, mas isso faz aparecer algum ruído na imagem.



Sem comentários: