sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Foco – Técnicas

As câmaras podem ter quatro tipos de foco – Foco Automático, Foco Manual, Foco Fixo e selecção de modos de Cena.
 
Autofoco
O sistema de autofoco (AF) de uma câmara ajusta automaticamente o foco para que a área central do visor, ou a área coberta pela área de foco activa, pareçam muito nítidas. Quando prime o botão do obturador até meio e o foco se fixa pode acender-se a luz verde do autofoco no ,ou perto do visor. A área utilizada para o foco pode piscar ou mudar de cor e a câmara pode emitir um sinal sonoro.

Quando opta pelo autofoco, o plano de foco principal da imagem será o que estiver coberto pela área de foco activa. A maior dificuldade do foco automático é fixar-se no lado direito da cena. Se o assunto principal for muito pequeno ou estiver descentrado, a câmara pode focar para o fundo. Se houver mais do que um item na cena, o ponto de foco pode não ser o pretendido. Se a câmara tiver múltiplas áreas de focagem, experimente seleccionar apenas a do centro para saber exactamente onde é que a câmara está a focar.

Se tiver dificuldade em focar, certifique-se em primeiro lugar que não está demasiado próximo do assunto, já que todas as objectivas têm uma distância de focagem mínima. Depois, verifique se está no modo Macro está ou não activo e se é isso que pretende (é fácil esquecer-se que essa opção está activa). O autofoco também costuma ter dificuldades com:

Algumas câmaras mostram mais do que uma
área de foco no visor. Aqui, estão indicadas cinco
áreas por parêntesis rectos. Desta forma pode
seleccionar manualmente qual a área a utilizar
para focar a câmara.
• Cenas com pouco contraste.
• Quando o assunto que está na área de foco é mais luminoso que o resto da imagem.
• Quando um objecto está mal iluminado.
• Quando tanto os objectos próximos como os mais distante coincidem com a área de foco.
• Quando o assunto está em movimento.

Se a câmara não conseguir focar, em alguns casos emite um sinal sonoro ou luminoso (luz a piscar). Se isso acontecer, use o foco Manual ou a função de bloqueio de mesmo.

Uma vez que a focagem é tão importante, muitas câmaras têm várias opções de focagem, incluindo as seguinte:

AF Único. Foca apenas quando prime o botão do obturador até meio.
AF Contínuo. Mantém sempre a câmara focada.
Foco Servo. Normalmente, quando prime o botão do obturador até meio, o foco fica bloqueado. Se o objecto se deslocar na direcção ou no sentido oposto da câmara fica fora da área de foco principal. Se a sua câmara tiver o modo de foco Servo, um assunto em movimento permanece focado desde que coincida com uma das áreas AF e o botão do obturador continue premido até meio. Este modo é óptimo para desportos e fotografia de natureza, ou qualquer situação que envolva fotografar assuntos em movimento.
Foco de Seguimento (Predictive). É uma extensão do modo Servo e encontra-se em algumas câmaras reflex avançadas. Quando um assunto se move na direcção ou para longe da câmara, numa proporção constante, ela prevê onde o motivo estará quando o obturador abrir. Esta é opção ideal para fotografar eventos desportivos, ou outras situações em que o assunto se desloque rapidamente, como quando uma criança a correr na sua direcção.
Auxiliar do Foco. As câmaras têm grandes dificuldades em focar em situações de luz fraca. Por essa razão, algumas utilizam o flash ou uma luz auxiliar de focagem. Isso permite iluminar a cena por instantes, mas apenas a uma curta distância. Não obstante a sua utilidade, essa função auxiliar de focagem não é indicada para quando pretende ser discreto, já que o denuncia projectando um feixe luminoso sobre o assunto. Para evitar ser indiscreto ou perturbador, muitas câmaras permitem desligar esse feixe luminoso.
Bloqueador do Foco. Funciona de uma forma semelhante ao bloqueio da exposição e permite-lhe alterar a posição do plano de foco principal. A maioria das câmaras digitais tem um botão do obturador de duas posições. Quando o prime até meio é definido o foco (e a exposição), sendo possível mantê-lo bloqueado. Algumas câmaras emitem um sinal sonoro ou acendem uma luz quando as leituras são fixadas.

1. Quando fotografar um assunto descentrado, coloque a área de foco (neste caso o centro do visor) sobre o motivo e prima o botão do obturador até meio para bloquear o foco.
2. Sem soltar o botão do obturador, componha a imagem da forma que quer e prima completamente o botão para captá-la. Se isso não tivesse sido feito nesta imagem a câmara teria focado a parede.
Se não libertar o botão do obturador, pode depois recompor a imagem, enquanto as definições permanecem inalteráveis. Isso permite-lhe focar em qualquer parte da cena e controlar em simultâneo o foco e a profundidade de campo. Quando utiliza o bloqueio da focagem, o foco fixa-se no assunto abrangido pela área seleccionada. Algumas câmaras têm um botão AE Lock que pode premir para bloquear o foco e a exposição separadamente. Primeiro pressione o botão do obturador até meio para bloquear a exposição, depois prima o botão AE Lock para a manter enquanto não capta a fotografia. Pode então libertar o botão do obturador, reenquadrar a cena e premir novamente o obturador até meio para bloquear apenas o foco.

Bracketing de focagem
Apesar de raras, algumas câmaras alternam o foco para o ajudar a conseguir imagens mais nítidas. Captam uma imagem com as suas definições de foco e outras duas: uma com o foco numa área à frente e outra com o foco atrás da distância calculada.

Foco Manual
O foco Manual, pode ser encontrado nas reflex e em algumas câmaras de objectiva fixa avançadas e permite-lhe focar rodando o anel da objectiva. Nos modelos de apontar-e-disparar muitas vezes é necessário usar botões ou discos – um processo no mínimo lento e pouco prático.

O ícone universal
para o modo de
foco
Paisagem/Infinito.
Foco Fixo
A definição de focagem mais simples, encontrada nas câmaras mais acessíveis, é o foco fixo - por vezes chamado de foco-livre para finalidades de marketing. Algumas câmaras baratas oferecem várias definições de foco fixo como Infinito, Retrato, Grupo, entre outros. Estas definições, especialmente a Infinito, são tão úteis que até as câmaras mais avançadas podem oferecê-las. Uma das suas vantagens é o facto de a câmara não precisar de tempo para focar, uma vez que a distância está predefinida. Isso permite fotografar mais facilmente.

Modos de Cena
Muitas câmaras de apontar-e-disparar, e até algumas reflex, têm um modo de cena Paisagem que define o foco para a distância hiperfocal.

Quando foca, deve também estar atento à composição. Muitas vezes esquecemo-nos de verificar como é que o assunto principal se integra no fundo.


Sem comentários: