quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

24ª Feira do Livro

A vigésima quarta Feira do Livro de Grândola, realizou-se de 27 de Novembro de 2008 a 08 de Dezembro de 2008, nas instalações da Biblioteca Municipal de Grândola.
Assisti no dia 27 de Novembro ao encontro com o escritor Francisco José Viegas, já com uma vasta obra publicada em papel, mas também como muito trabalho online, como por exemplo estes dois blogues: http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/ e o http://www.fjv-cronicas.blogspot.com/.

O Francisco José Viegas, nascido em Vila Nova de Foz Côa, a 14 de Março de 1962, é um escritor e jornalista português.
Viveu na aldeia de Pocinho, hoje a última paragem ferroviária do Douro, Vila Nova de Foz Côa, até aos oito anos, quando os pais, professores primários, se mudaram para Chaves, concluindo aí os estudos secundários. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa e foi Professor de Linguística na Universidade de Évora, de 1983 a 1987. Homem religioso, abandonou o catolicismo da sua tradição familiar e converteu-se ao judaísmo.
Com actividade jornalística na rádio e na televisão, trabalhou em mais de dez títulos da imprensa portuguesa – Jornal de Letras, Expresso, Semanário, O Liberal, O Jornal, Se7e, Visão, Diário de Notícias, O Independente, Notícias Magazine, Record, Elle, Volta ao Mundo, Oceanos. Foi director das revistas Ler, Grande Reportagem e Gazeta dos Desportos. A partir de Janeiro de 2006 foi director da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa; em Fevereiro de 2008 regressou à direcção da revista Ler.
Na televisão, foi autor e apresentador dos programas Escrita em Dia (SIC), Falatório (RTP2), Ler Para Crer (RTP2), Prazeres (RTP1), Um Café no Majestic (RTP2), Primeira Página (RTP1) e Livro Aberto (RTP-N). Apresentou na Antena 1 Escrita em Dia. É autor do blogue Origem das Espécies. Foi ainda director da Casa Fernando Pessoa.
Publicou obras de divulgação, poesia, romances, contos, teatro e relatos de viagens. Em 2006, Longe de Manaus (romance policial) recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.

Sem comentários: