sábado, 6 de dezembro de 2008

A fotografia digital: primeiros passos II

Rápida ou lenta?

Depois de carregar o botão, frequentemente se verifica que as câmaras digitais económicas demoram um momento antes de fazer a foto. Os “fotógrafos analógicos” não costumam estar habituados a ele e, na prática, poder ser bastante irritante se o atraso da obturação é muito longo. Por exemplo, é muito possível que o grupo de pessoas que se deseja fotografar se separe antes da câmara ter tido tempo guardar a imagem. Recomendação: A maioria das câmaras digitais reagem com muito maior rapidez se se enganam os circuitos electrónicos para que realize uma focagem prévia, carregando no botão do obturador até meio antes de realizar efectivamente a foto.
Tempo de ligação

Esta é outra diferença em relação às câmaras clássicas. Uma câmara digital é como um pequeno computador e depois de accionar o interruptor de ligação costuma demorar alguns segundos até estar preparada para funcionar. É importante ter isto em conta antes de sair em busca de instantâneos.

Disparo continuo

Segundo a velocidade do processador interno, uma câmara digital também necessitará de um espaço antes de tirar uma foto para processar os dados da imagem e armazená-los no cartão de memória. Tal como ocorre com os demais aspectos anteriormente mencionados, existem importantes diferenças entre um modelo e outro, pelo que vale a pena comparar.

Sem comentários: