sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Internet

A palavra Internet é das mais conhecidas em todo o mundo e não é por acaso. A ideia de estar em contacto com a rede global atrai mesmo aqueles que nunca tinham interagido com um computador.

Fazer compras, comunicar com pessoas de outros países, reservar uma viagem, consultar o estado do tempo em Paris ou Nova Iorque... Tudo isto passou a ser possível sem sair de casa, graças à Internet.

Apesar do fascínio que suscita, a Internet não é mais do que uma aplicação informática. Para aproveitar ao máximo as suas potencialidades, é necessário ter algumas noções básicas sobre o funcionamento de um computador e de vários programas: de navegação, motor de busca e correio electrónico, entre outros.

Com esta publicação, dizemos-lhe tudo o que precisa para navegar na Internet sem problemas. Vai descobrir que aproveitar as possibilidades desta ferramenta é muito mais simples do que parece à primeira vista.

Princípios básicos da navegação

Não é só a mãozinha...

As zonas do ecrã em que o cursor do rato se transforma numa pequena mão não são as únicas em que acontece algo quando se clica. Também há os botões nas páginas Web: clicando neles, inicia-se uma acção, mesmo com o rato sob a forma de seta. Os principiantes podem ter dificuldade em reconhecê-los. Mas, habitualmente, são quadrados cinzentos que aparecem destacados na página.

O termo navegar signiἀca consultar sucessivamente vários sítios da Internet. Mas, na realidade, durante a navegação, podem fazer-se muitas outras coisas, como transferir ἀcheiros, ouvir rádio on-line, etc. Neste capítulo, apresentamos noções fundamentais para poder utilizar os múltiplos recursos que a rede põe à sua disposição.

Programa de navegação

 
Usa-se este programa (em inglês, browser) para navegar na Internet. Todos os computadores com o sistema operativo Windows – a partir da versão Windows 95 – já incluem um programa de navegação. É por este motivo que o Internet Explorer (actualmente, na versão 7) é o programa mais utilizado no mundo. Geralmente, para iniciar uma sessão de navegação, basta clicar em Iniciar > Todos os programas > Internet Explorer ou clicar no ícone correspondente ao programa no menu Iniciar ou no Ambiente de trabalho.

A página Web World Wide Web (ou, abreviadamente, a Web) é constituída por um conjunto de sítios, cada um composto por uma ou mais páginas, também conhecidas como páginas Web. As páginas podem ter diversas configurações: umas só com textos, outras similares a páginas de um jornal, compostas por textos e fotos, outras ainda contêm vídeos ou músicas. Uma das características principais das páginas Web é a presença de áreas activas (ver também caixa ao lado).

Ao passar o rato sobre estas áreas, geralmente textos sublinhados ou fotografias, o cursor transforma-se numa mão. Isso significa que, clicando naquela área, alguma coisa sucederá. Por exemplo, pode ser transportado para outras páginas da Web ou activar os procedimentos para transferir ἀcheiros. Seja qual for a estrutura da página, é o programa de navegação que permite visualizar o seu conteúdo no ecrã.

Sem comentários: