quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

As Aves VII

Codorniz Coturnix coturnix 18 cm
Encontra-se com bastante frequência em campo de cultivo, mas é muito difícil de observar em terreno descoberto. Tem um voo rápido e curto, rente ao chão; o bater das asas provoca um zumbido característico. O canto resume-se a um 'quic-ic-ic' monótono, que a ave vai repetindo escondida entre a vegetação. 
Perdiz Alectoris rufa 34 cm
Vive em terrenos descobertos. O macho (perdigão) é maior que a fêmea (perdiz). Constrói o ninho no solo e tem uma postura abundante, geralmente com mais de 10 ovos. Tem um canto forte, composto por uma série de 'chuka, chuka' ou por um 'chick, chick, chick' que emite em tom de desafio.
 
Narceja Gallinago gallinago 27 cm
Possui hábitos discretos mas, quando é perturbada, parte num voo zigzagueante, soltando um 'schaap' rouco. Em geral encontra-se só, ou em grupos pequenos. Surge em terrenos planos e encharcados, designadamente nos sapais e nos lameiros dos arrozais.
 
Galinhola Scolopax rusticola 34 cm
Durante o dia esconde-se nas matas, bem camuflada pela cor da plumagem. Costuma ser vista de madrugada e ao crepúsculo, num voo rápido e zigzagueante. É uma ave silenciosa, habitualmente solitária. Localiza vermes e insectos no solo, com o bico que é muito sensível.

Sem comentários: