sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As sugestões da Sábado

A revista Sábado de 05AGO2010, no seu suplemento GPS, sugere-nos o dia 08AGO, domingo, no concelho de Alcácer do Sal: 
COMPORTA convida ao descanso e ao desporto
08h00
PRATIQUE JOGGING NO AREAL

Se gosta de manter a forma levante-se bem cedo e vá até à Península de Tróia para praticar jogging em família ou com os amigos no extenso areal da costa alentejana. Se conseguir, faça cinco, 10 ou mesmo 20 quilómetros a correr junto ao mar com passagens por Soltróia e Comporta. Pare nesta conhecida praia para se refrescar com um belo mergulho no mar. Depois, estenda a toalha para apanhar um banho de Sol. Quando o calor começar a apertar dirija-se à Torre para almoçar.

12h00
PROVE OS PETISCOS DA D. BIA

As pataniscas, a salada de polvo e as lulinhas com alho e coentros, são alguns dos aperitivos do restaurante D. Bia, conhecido pela ementa rica em peixe. Entre as especialidades da casa, situada junto à EN261, entre Comporta e Carvalhal, escolha os filetes de peixe-galo, o arroz de conquilhas, a canja de cherne com espinafres e amêijoas ou uns linguadinhos com arroz de berbigão. Se optar pela carne, prove os lombinhos com camarão e amêijoas ou uma grelhada mista, Para sobremesa peça umas farófias ou sericaia. Enquanto faz a digestão conheça o património da região.
 
O PORTO palafítico da Carrasqueira
15h00
PALAFITAS E ERMIDA DO BOM SUCESSO

Apanhe a estrada que liga Comporta a Alcácer do Sal e vire à esquerda em direcção à povoação da Carrasqueira. Na Reserva Natural do Estuário do Sado aprecie a atracção da aldeia ribeirinha e do concelho de Alcácer: o porto palafita. Percorra os passadiços de madeira desta estrutura precária e labiríntica enterrado no Sado que ainda hoje serve de cais a pequenas embarcações. Depois visite as cabanas que albergavam os pescadores. Continue o roteiro até à vila do Torrão. Aqui poderá ver o rico património religioso, com destaque para as ermidas de S. João dos Azinhais e Nª Srª do Bom Sucesso. Fique pela vila.
 
PRODUTOS regionais
17h00
DIVIRTA-SE NA FEIRA FRANCA

Música, festa brava, mercado tradicional e exposições empresariais e institucionais, são atracções da Feira Franca do Torrão. Aproveite o último dia do evento para comprar produtos regionais, com destaque para o pão alentejano. Se ficar para a noite, divirta-se e aproveite para dançar. Antes do baile vá jantar.

NÃO ESQUEÇA

De visitar a exposição Negros do Sado, no Museu Etnográfico do Torrão. A mostra de fotografias e textos decorre até 17/9 e, recorda a herança cultural, a história e o legado das populações africanas trazidas a partir do século XVI para o Vale do Sado para trabalhar no arroz.

20h00
JANTE NO VALE DO GAIO

Entre o Torrão e Alcácer do Sal encontra a Pousada de Vale do Gaio. Escolha uma das mesas da esplanada com vista para a barragem com o mesmo nome e veja a carta. Há batatas fritas com ovos e túberas, ovos mexidos com espargos ou farinheira, almôndegas de chocos, laqueirada de polvo com batata a murro, bife do lombo frito à portuguesa e perna de cordeiro de leite assada no forno.


Sem comentários: