quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como evitar as fotos tremidas?

Uma fotografia não que ser perfeitamente estática. O fotógrafo pode querer obter uma sensação de movimento em certas fotos aumentado o tempo de exposição e deixar zonas da foto tremidas. Algumas das técnicas que veremos posteriormente assim o fazem.

Em qualquer caso para evitar fotos tremidas (seja por trepidação ou pelo movimento de algum objecto na cena) tem de se reduzir o tempo de exposição e para isso pode ser necessário modificar outros parâmetros:

  • Abertura do diafragma: Abrindo o diafragma chega mais luz ao sensor e se reduz o tempo de exposição.
  • Sensibilidade: Aumentando a sensibilidade reduz-se o tempo de exposição ainda que aumento o nível de ruído.
Na foto seguinte vemos como há trepidação. Nada na foto aparece focado nem nítido, nota-se especialmente o solo empedrado. Foi tirada com os seguintes parâmetros:

Tempo de exposição: 1/5 segundos
Abertura do diafragma: f5.6
Sensibilidade:
Iso 1600
Distância focal: 53 mm

A dita abertura do diafragma é a máxima da objectiva que estava utilizando nesse momento, de 53mm, a sensibilidade era a máxima que a câmara podia dar-me. E mesmo assim a foto saiu tremida. Que podia ter feito para evitar que saísse tremida?
 
Além disso há outros modos alternativos de evitar trepidação:
  • Reduzindo o movimento da câmara: Utilizar um tripé ou apoiar-se numa parede, uma grade ou um poste ajuda bastante.
  • Utilizando objectivas ou câmaras com estabilizador de imagem. Também utilizar objectivas luminosas que permitam abrir o diafragma mais, ou câmaras que tenham sensibilidades altas. O pior é que todas estas prestações se pagam.
  • Utilizando iluminação artificial: Flash, lanternas, reflectores, acender uma luz…
Ter em conta que
  • A água move-se (evidente), mas há que ter isso em conta e saber se se quer congelar o seu movimento ou o contrário.
  • A câmara move-se se o fotógrafo vai dentro de um meio de transporte ou se o fotógrafo se está movendo. Se fazes uma foto para fora do dito meio de transporte esta pode sair tremida.
  • Em exposições demoradas nas quais a câmara está apoiada sobre algo ou sobre um tripé simplesmente ao apertar o botão de disparo podes estar movendo a câmara. Para evitar isto utiliza o autodisparador retardado ou um disparador remoto.
  • As crianças e os animais movem-se muito mais que o desejado.
  • O vento move árvores, arbustos, bandeiras, cabelo, etc… Se uma foto tem um tempo de exposição relativamente alto podem sair mais tremidas do que o desejado.
  • Numa mesma cena pode haver objectos que se movem a velocidades distintas. Isto igualmente não é mau, mas há que controlá-lo.
  • Apoiar-te em algo rígido pode ajudar a evitar a trepidação se não dispões de um tripé.
Na foto do carro pode-se apreciar como no todo numa foto se move à mesma velocidade. Foi tirada a 1/250 segundos. Esse tempo de exposição foi suficientemente curto como para congelar o movimento do carro, mas não o movimento das rodas. Embora, este efeito tenha sido procurado, já que dá maior sensação de acção e movimento à foto.

Sem comentários: