terça-feira, 10 de agosto de 2010

As temperaturas

Nas ultimas semanas a temperatura tem atingido diariamente valores escaldantes, a Direcção-Geral de Saúde tem produzido alertas quase diários, mas vemos constantemente cidadãos a ignorar esses alertas.

"Os avisos da DGS relativos ao calor têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região e relaciona-os com os efeitos na saúde das populações.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se deve evitar bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga e chapéu."

Será porque somos uma espécie animal evoluída e civilizada?

O meu cão não tem essas pretensões, mas não deixou de tomar medidas de protecção, entendeu que a sua casota não lhe oferecia um índice de protecção adequado às temperatura existentes e não esteve com meias medidas, pôs as mãos à obra e construiu uma cave mais adequada à sua protecção face às altas temperaturas.

Sem comentários: