sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Composição

Tal como se disse no tema da exposição que esse era o tema mais importante de todo o curso, agora dizemos que este é o segundo tema mais importante, na nossa opinião.

Podemos dizer que a situação dos objectos na cena de uma fotografia conforma o que se chama composição. Compor uma fotografia é procurar a melhor vista de uma cena e conseguir a harmonia entre os seus elementos. De seguida mostramos uns conselhos para fazer a composição, se bem que não são mais  do que um guia de coisas que se devem ter em conta. Estes guias podem romper-se em qualquer momento a gosto do fotógrafo, se isso o ajuda a transmitir o que este quer.

A arte de compor está em saber não só como colocar os objectos, mas também que elementos juntar e que elementos deixar de fora. Isto é muito importante, já que nos pode ajudar a situar uma imagem num contexto ou em outro. Vamos por ele, que é muito interessante. 

A regra dos terços 

Esta é cremos a “regra” mais básica da composição em fotografia. Quando somos pequenos e nos põe uma câmara na mão a primeira coisa que nos dizem é “faz que fiquemos no centro”. Sem dúvida agora que somos maiores nos damos conta de que a realidade é bem distinta. Ainda que não ocorra sempre, uma foto de algo totalmente centrado não resulta harmoniosa, ainda que hajam excepções. Há estudos que remontam à época da antiga Grécia (ano 500 a.c.) nos quais já se fala das proporções que dão mais harmonia a uma escultura, uma obra pictórica ou inclusive um edifício.

Ao longo do tempo todos os artistas procuraram uma forma de divisão das coisas perfeitas mas não havia nada que indicasse em que proporção deviam estar as coisas (seres vivos, objectos…). Agora sabemos que existe uma fórmula muito conhecida no mundo do desenho, que permite dividir o espaço em partes iguais, para conseguir um efeito estético agradável e que pode chegar a ser muito eficaz. Esta teoria se denomina “A regra Áurea”, também conhecida como “divina proporção” ou “número áureo”.

A este número se chama o número de ouro, se representa pelo símbolo Ø e o seu valor é 1,61803…, obtiveram-no os gregos ao achar a relação entre a diagonal de um pentágono e o lado. O nome de “número de ouro” se deve a Leonardo da Vinci.

A aplicação da secção áurea na fotografia vem dizer que se aproximamos os objectos mais importantes à secção áurea dos lados obteremos uma imagem mais chamativa e equilibrada.
 
A regra dos terços é a forma simples de aplicar a secção áurea à fotografia.
 
Para aplicar a regra dos terços dividimos hipoteticamente o espaço de uma foto em terços tanto vertical como horizontalmente e faremos que as linhas e os elementos mais importantes de uma fotografia se ajustem a esses terços. Assim, os horizontes e os elementos mais importantes de uma foto os colocaremos nos terços.
 
No exemplo seguinte podemos ver a diferença da mesma cena tirada com o objecto principal centrado e ajustando-se a um terço. A foto que está descentrada tem mais força, equilíbrio e harmonia que a foto que está centrada.
Vemos como a foto da direita tem mais força, ao ter situado o barco num terço desta.
Isto não significa que todas as fotos devam estar descentradas, já que algumas buscam precisamente a simetria para conseguir a harmonia. No exemplo seguinte podemos vê-lo. Ainda que as posições dos carros e das pessoas não sejam simétricas, o edifício está totalmente centrado. Ainda assim podemos observar que a proporção do céu é de um terço em relação à altura da foto.

Sem comentários: