segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tempestades em copo d’água e como evitá-las

“Eu não brinco de mais nada em seu quintal”, era o refrão de uma encantadora canção, coisa muito típica de criança que não gosta da maneira que uma brincadeira está se desenvolvendo, e no final das contas, “faz uma cara emburrada” e vai tentar outra brincadeira em outro lugar, ou então vai “contar pra Mamãe”.

Isto faz um espectador adulto sorrir, mas ele mesmo não está livre desse tipo de vaidade egoísta.

Eu frequentemente estive no papel da “Mamãe”, e é quase inacreditável que pessoas adultas ou quase adultas possam tratar coisas insignificantes tão a sério e tão mesquinhamente como fazem alguns. Se eles tivessem um pouco de senso de humor ou uma visão mais abrangente, poderiam ver o outro lado da questão ou o objectivo maior, e também iriam rir da pequenez dessas coisas.

Faz lembrar o quanto sente uma pessoa ao retornar de nosso grande e vasto Império para uma pequena e velha ilha, e encontrar nossos políticos arrancando os olhos uns dos outros por algum problema bairrista! Eles não percebem que a guerrinha deles é somente uma piada para o espectador externo.

Eles provavelmente se sentiriam bastante magoados se não fossem sepultados na Abadia de Westminster como “Estadistas”, mas somente como “Pequenos Políticos”.

Como a “Mamãe”, fui chamado outro dia num caso que era evidentemente considerado de grande importância pelas partes envolvidas na contenda, mas que pareceria ridiculamente simples para alguém de fora que viu ambos os lados e o objectivo maior que supostamente era o objectivo comum deles.

Minha resposta para eles foi a que poderia ser aplicada a muitos casos semelhantes em que os contendores não enxergam o caminho certo a seguir. A resposta foi:
“É curioso para mim que pessoas que professam serem bons cristãos frequentemente se esqueçam de, em uma dificuldade desse tipo, fazer a pergunta simples: ‘O que teria feito Jesus Cristo nestas circunstâncias? ’ e se guiar de acordo.”

Tente isto da próxima vez que estiver em alguma dificuldade ou dúvida de como proceder.

Nos primeiros dias do nosso Movimento havia muitas pequenas disputas locais que eram realmente secundárias na maioria dos comités, e que nunca ocorreriam se os membros pudessem se lembrar de seus deveres e agir de acordo com eles. Ultimamente, porém, essas sociedades contestadoras parecem ter diminuído, dando lugar para conselhos de mútua cooperação e ajuda, e tudo caminha bem.

Março de 1911.
Pensamentos de B-P 
contribuições de Baden-Powell para "The Scout"
 

Sem comentários: