quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Descentrar horizontalmente

A aplicação da regra dos terços pede-nos para descentrar os objectos horizontalmente. Isto o podemos ver continuamente aplicado no cinema. Repare que nas películas as pessoas nunca aparecem centradas, mas sim num terço ou outro.

Porque nos pode surgir a dúvida de se é melhor ajustar um sujeito a um terço esquerdo ou direito, superior ou inferior. Ao descentrar um objecto há que ter muito em conta o que está fazendo o sujeito. Se por exemplo o sujeito é uma pessoa trataremos de acompanhar a sua observação e deixar espaço até à zona de onde observa.
 
Fixe a diferença entre uma foto e outra. A foto da esquerda está melhor equilibrada e tem mais força que a da direita porque o sujeito tem a cara orientada para a direita. Por isso a colocamos à esquerda.

Igualmente, se o sujeito é um objecto em movimento (por exemplo um carro) costuma ser melhor deixar o espaço livre até onde se dirige o sujeito. Isto lhe dá mais sensação de movimento e profundidade à foto. Tudo depende da sensação que queremos transmitir.
Nesta foto podemos ver duas opções. Não há uma melhor que outra, tudo depende de que se quer transmitir. Na primeira podemos ver que o carro tem que efectuar uma curva e que vem muito rápido (o carro está inclinado e há povo atrás dele). Na segunda podemos ver melhor de onde vem. Dá mais sensação de travagem, mas não se vê a curva que tem diante claramente. A nós pessoalmente nos dá mais gosto a primeira porque se lhe dá mais espaço por diante do carro, que é até onde vai este, e lhe dá mais sensação de movimento.

Estas recomendações não tem porque seguir-se sempre. Dependerá de como o fotógrafo queira colocar os objectos de uma foto e encaixá-los com o fundo. Em outras ocasiões a situação na hora de fazer a foto nos dará a oportunidade de escolher a melhor composição, bem porque haja objectos que incomodam ou bem por ser uma situação muito rápida que não dê opção de procurar a melhor opção.

Sem comentários: