terça-feira, 31 de maio de 2011

Globicephala melaena, Baleia-piloto

Taxonomia
Mammalia,  Cetacea,  Odontoceti,  Delphinidae.
 
Tipo de ocorrência
Continente:  Desconhece-se  se  é  residente  ou  visitante.
 
Classificação
Continente:  INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto à redução do tamanho da população.

Distribuição

A  baleia-piloto  está  amplamente  distribuída  nas  águas  temperadas  e  frias  do Atlântico Norte e no Hemisfério Sul. As populações dos dois hemisférios estão separadas geograficamente, constituindo grupos distintos que são, por vezes, identificados como subespécies (edwardsi no hemisfério Sul e melas no Norte) (Mitchell 1975, Leatherwwod & Reeves 1983). A população do Hemisfério Norte estende-se desde a Gronelândia, a Islândia e o Mar de Barents, a norte, até ao Cabo Haterras  no  Atlântico  Oeste,  e  o  Noroeste  de  África  (incluindo  o  Mediterrâneo)  no Atlântico Este. No Atlântico Nordeste, a baleia-piloto é bastante comum no Golfo da Biscaia, onde se pensa que exista uma zona de invernada (Duguy & Aloncle 1975).

População
Apesar  de  ter  uma  presença  regular,  desconhece-se  o  número  de  efectivos presentes na costa portuguesa, bem como a sua tendência populacional.

Habitat
A baleia-piloto é considerada uma espécie pelágica, sendo-lhe atribuída a isobática dos  200m  como  limite  de  distribuição  costeira.  No  entanto,  a  presença  regular desta espécie em zonas de batimetria inferior pode estar ligada a factores tróficos.

Factores de Ameaça
A captura acidental em artes de pesca e a poluição por organoclorados e metais pesados  constituem  factores  de  ameaça  para  esta  espécie. 

Medidas de Conservação
No  Continente  está  em  vigor    legislação  específica  nacional  de  protecção  de mamíferos marinhos, bem como a transposição e regulamentação de legislação internacional.  O  "Guia  de  Identificação  de  Cetáceos"  (Sequeira  &  Farinha  1998) foi produzido como material de divulgação.
 
Outra bibliografia consultada 
Desportes (1983); Martin & Rothery (1993); Bloch (1994).
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: