quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cerrado do Castelo

A exposição "História Arqueológica de Grândola", veio despertar-me para o facto de, apesar de viver à duas décadas no Litoral Alentejano, o que conhecia do seu passado arqueológico limitava-se às várias visitas às ruínas de Miróbriga e à leitura de alguma reportagem jornalística sobre as ruínas de Tróia.
Uma primeira pesquisa revelou-me que a informação disponível, quer online quer em documentação física, ao cidadão comum, não é assim tão abundante.

Escrevo sobre o pouco que consegui apurar, na certeza de no futuro ir aprofundar as minhas pesquisas sobre a matéria.

Hoje falo sobre o Cerrado do Castelo, um espaço situado no centro da vila de Grândola, junto à escola primária, no que se pressupõe terem sido umas termas romanas.

Escavações arqueológicas puseram a descoberto um balneário e fornos de produção de cerâmica de construção
DESCRIÇÃO
No primeiro núcleo foi descoberto, do período romano, um conjunto de estruturas, possivelmente antigas termas formando compartimentos entre si, com muros pavimentados em opus signium, formadas por 4 pequenos tanques, uma piscina e duas salas. Sob a piscina, descobriram-se dois fornos circulares para o fabrico de imbrices (telhas de canudo), tendo sido utilizados na sua construção lateres tubulares. Num terreno contíguo, apareceu uma sepultura de inumação, formada por lateres, donde foi exumado um colar de ouro, engastado, moedas de bronze de Augusto, de Alexandre Severo, de Constantino e uma de Emérita.

ÉPOCA CONSTRUÇÃO
Séculos I / III / IV

CRONOLOGIA
  • Século I - Construção; 
  • Século III / IV - continuação da ocupação, mas com algumas modificações; 
  • 1914 - referido pela primeira vez por José Leite de Vasconcelos; 
  • Século XX, anos 40 - a construção da escola primária no local destrói ou danifica muitos vestígios arqueológicos; 
  • 1989 - 1990 - escavações, dirigidas por Marisol Ferreira e João Faria, identificam alguns restos arqueológicos no recinto da escola;  
  • 1996 - Por despacho de 12 de Agosto foi determinada a classificação do imóvel.
CARACTERÍSTICAS PARTICULARES
As termas devem ter sido abandonadas antes da exploração agrícola e, por isso, embora a residência tenha sido abandonada pelo proprietário, continuou a ser trabalhada pelos servidores. A proximidade da ribeira de Grândola, assim como a existência de uma barragem romana situada sensivelmente, a 2 km a Sul, a uma cota mais elevada, proporcionava uma fácil irrigação dos terrenos de cultivo e facilitava o abastecimento de águas às termas romanas; a existência neste local das termas pode indiciar a existência de um pequeno povoado, possivelmente integrado no conjunto de uma villa, que ficaria entre duas importantes cidades: Salacia (Alcácer do Sal) e Miróbriga (Santiago do Cacém); o mesmo poderia servir como estação de muda e local de descanso (FERREIRA, 1991).

Sem comentários: