quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Platichthys flesus, Solha-das-pedras

Taxonomia
Actinopterygii,  Pleuronectiformes,  Pleuronectidae.
 
Tipo de ocorrência
Visitante,  Migradora  catádroma.
 
Classificação
INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Fundamentação: Não há informação adequada para aplicar os critérios da IUCN, devido essencialmente à falta de dados sobre os efectivos populacionais.

Distribuição

Ocorre no Noroeste Atlântico, desde o Mar Branco até ao Mediterrâneo, Adriático e Mar Negro (Nielsen 1986, Quéro & Vayne 1997).

Em Portugal Continental está presente em toda a zona costeira, nos estuários e nos troços dulciaquícolas das principais bacias hidrográficas, sendo no entanto, mais comum nos rios mais importantes a norte do Tejo, inclusive (Almeida 2002).

População
Considera-se que a população de solha-das-pedras existente em Portugal deverá ser superior a 10.000 indivíduos maduros. Não existem dados que permitam calcular a percentagem da sua redução, se tem sofrido declínio continuado ou se apresenta flutuações no número de indivíduos maduros.

Habitat
Ocupa o litoral costeiro até às batimétricas dos 60-80 m, zonas estuarinas e ambientes  dulciaquícolas (Bauchot & Pras 1986, Maitland & Linsell 1986, Quéro & Vayne 1997, Costa 1999).

Factores de Ameaça
A perda e degradação do habitat, em especial devido à construção de barragens e à poluição aquática, constituem os principais factores de ameaça. A poluição é particularmente grave nos ecossistemas salobros frequentados pela espécie. A sobrepesca poderá ser igualmente um factor de ameaça para a espécie, embora o seu efeito resulte de acções levadas a cabo sobretudo no domínio marítimo.

Medidas de Conservação
Esta  espécie  está  abrangida  por  legislação  nacional  de  defeso.

Nos ambientes dulciaquícolas a implementação de planos de ordenamento, designadamente os Planos de Bacia Hidrográfica e as medidas preconizadas na Directiva-Quadro da Água deverão atingir a melhoria permanente da qualidade dos habitats aquáticos e assim melhorar as condições para a espécie. Tendo em conta a sua exploração comercial no meio marinho, é importante implementar medidas de gestão deste recurso haliêutico. É necessária a realização de estudos científicos que abordem as questões de índole populacional, biologia e ecologia, avaliação do estado do habitat, inventariação e quantificação das ameaças à preservação da espécie e, se necessário, definição de medidas de conservação. É aconselhável também implementar um programa de monitorização que registe as tendências populacionais  desta  espécie.

Notas
Diversos autores têm destacado o carácter catádromo desta espécie, embora o grau de dependência dos juvenis relativamente aos ambientes dulciaquícolas varie consideravelmente ao longo da sua área de distribuição, sendo mais evidente a latitudes mais elevadas (Hartley 1940, Beaumont & Mann 1984, McDowall 1988). Esta tendência também está patente em Portugal, sendo a sua ocorrência em água doce mais frequente nas bacias hidrográficas do norte do país (Almeida 2002).
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: