sexta-feira, 29 de junho de 2012

HDR criativo

Damos-lhe mais algumas dicas para explorar criativamente o efeito de HDR.

Quanto mais variados forem os assuntos que fotografar, maior será a sua liberdade criativa no que toca aos efeitos que a técnica de HDR proporciona. Com vista a desenvolver experiências diferentes, na nossa sessão resolvemos fotografar estes apartamentos coloridos. A imagem à direita foi composta a partir de apenas três exposições diferentes, tendo por isso uma menor amplitude dinâmica do que os exemplos que apresentámos anteriormente. Isso permitiu, porém, conferir um aspecto mais natural e realista à fotografia. Deverá ser prudente na forma como explora esta técnica. Se combinar demasiadas fotos de cenas com muitas cores, corre o risco de acabar com imagens que mais parecem desenhos do que fotografias.

O HDR também pode funcionar bem com cenas mais monótonas. Na imagem em baixo, o sol estava ocultado pelas nuvens, pelo que os elementos da imagem estavam imersos em sombra e a cena tinha pouco impacto e contraste. Captando diferentes exposições, conseguimos criar uma imagem com profundidade, realçando as texturas e os tons. Para tal configurámos a câmara para o modo de Bracketing automático.

Outra forma de dar impacto à imagem seri editando uma só foto em RAW no Adobe Camera Raw para criar várias exposições que depois seriam combinadas, tal como explicámos anteriormente.

in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: