quarta-feira, 27 de junho de 2012

Inspecção de Gilwell IV

Recomendações Gerais:
 
TAREFAS DE PATRULHA (Rodízio de Tarefas)
  • Casas de banho (encarregados de manter sempre limpos e organizados, para que não falte papel ou água para higiene. Lembre-se a limpeza e higiene devem ser trabalhados individualmente e a manutenção e limpeza geral a Patrulha de Serviço)
  • Bandeira (responsável pela guarda, fixação ao mastro central, determinar os integrantes da Patrulha que irão participar da cerimónia de hastear e arrear e pela oração)
  • Copa (limpeza e organização dos locais onde a Unidade realizará lanches e refeições colectivas, ou até mesmo a confecção de alguma iguaria em casos especiais)
  • Arena (limpeza e organização dos locais onde a Unidade realizará actividades em conjunto, ou até mesmo montagem de alguma artimanha, caso exista uma equipe reduzida de dirigentes)

REALIZANDO INSPECÇÕES

PRIMEIRA POSIÇÃO: (clássica)
A formação mais utilizada, principalmente para os campos onde temos a tenda como eixo principal do acampamento, para os campos que ainda não estejam cercados e para inspeccionar apenas mochilas antes de uma actividade ("jornada - peso" e "Tempo Chuvoso - acondicionamento de material")

Nota: As Patrulhas devem sempre saber sobre os horários em que serão realizadas as Inspecções. A não ser quando for Inspecção surpresa ou com ausência da patrulha.

PROCEDIMENTO:

Ao escutar o som de um apito (um toque longo) começará a inspecção. A Equipe de dirigentes ou o dirigente designado se dirige para o campo da Patrulha onde a mesma aguarda em linha na frente da tenda e na sua frente os seus pertences pessoais, como mostra a figura 1 (guia à direita da Patrulha). Na primeira Inspecção é necessário esta formação, pois qualquer dúvida ou conselho sobre os equipamentos e vestes pessoais são passados na frente de todos, para que tomem as providências e aprendam com as demonstrações e explicações dos dirigentes.
A Equipe de Dirigentes ou o Dirigente posiciona-se de frente para a Patrulha, o Guia comanda a Patrulha para a posição de "firme" e diz "atenção para o grito de Patrulha" gritando-o em seguida. Após isso o Guia, "Patrulha (Lobo) em saudação à Chefia", (todos fazem a saudação individual ao mesmo tempo) a chefia presente retribui a saudação, em seguida o Guia comanda "firme" e "descansar". Os dirigentes começam a inspecção. Caso seja necessário que o Guia acompanhe a vistoria, ele sairá de forma passando o comando para o Sub-guia e acompanha os Dirigentes (a Bandeirola fica com o Sub-guia). Ao terminar a inspecção todos retornam às posições iniciais, o Guia comanda a Patrulha para a posição de "firme" e repete: "atenção para o grito de Patrulha" gritando-o em seguida. Após isso o Guia diz, "Patrulha (Lobo) em saudação à Chefia", (todos fazem a saudação individual ao mesmo tempo) a chefia presente retribui a saudação, em seguida o Guia comanda "firme" e "descansar". Os dirigentes transmitem as últimas instruções e dispensa a patrulha.

SEGUNDA POSIÇÃO:
Muitos costumam utilizar esta formação quando o campo está pronto e devidamente cercado ou quando se acampa apenas com a unidade.

Nota: muitas vezes a primeira posição oferece mais praticabilidade e uniformidade em grandes acampamentos e actividades com maior quantidade de jovens, por apresentar uma estrutura mais compacta.

PROCEDIMENTO:
O procedimento é semelhante à primeira posição, a diferença é que a Patrulha forma próxima à entrada do seu campo (pórtico ou Portal) e aguarda ali a equipa de Inspecção. A Patrulha pode estar do lado de fora do campo, do lado esquerdo do Portal ou então do lado interno de frente para o Portal a uns três ou quatro metros dependendo das dimensões do Campo ou outra posição determinada pelo Conselho de Guias em conjunto com a equipa de dirigentes.

Observações Gerais:
 
Habitualmente as inspecções são realizadas entre as sete e nove horas da manhã e preferencialmente antes do hasteamento da Bandeira.

Algumas observações devem ser tomadas durante as Inspecções, a seguir daremos algumas que conseguimos juntar ao longo de muitos anos de boas actividades...

Seja firme nas decisões, porém não seja vilão, pois o escutismo sobretudo valoriza a "educação pelo amor". 

Normalmente os jovens levam lanches biscoitos chocolates e outras guloseimas dentro das suas mochilas, isto é um erro, principalmente em acampamentos longos. Os doces e biscoitos atraem formigas e outros insetos, causando alguns desconfortos e pequenos acidentes, principalmente aos alérgicos a certos insectos.

Em tempo chuvoso (tempo fechado, chuva fina ou terreno encharcado) o dispositivo das roupas deve estar dentro da barraca, o varal deve estar em uma área coberta e a Patrulha formada debaixo do toldo da cozinha. Em caso de chuva forte ou torrencial não faça inspecção, espere um momento oportuno para realizá-la evitando assim pessoas, roupas e equipamentos molhados desnecessariamente.

A inspecção nas roupas tem muitas finalidades, de entre elas: Observar se o jovem trouxe roupas suficientes para o acampamento ou se trouxe em demasia, avaliar a quantidade de calçados, roupas de frio ou cobertas para a noite, se o jovem separou as roupas limpas das sujas e as empacotou satisfatoriamente, observar se o jovem não guardou sua toalha húmida junto às roupas secas, verificar se as lanternas estão sem pilhas, e os demais acessórios devidamente limpos, organizados e empacotados. As peças íntimas devem estar empacotadas em sacos plásticos ou bolsinha mais adequada, principalmente nos casos de patrulhas mistas, evitando-se assim comentários, fofocas maldosas ou dúvidas na postura dos dirigentes ou jovens. Assim se por acaso o escuteiro "X" conseguir molhar todas as suas roupas, a equipa de dirigentes, saberá que o escuteiro "Y" terá roupas extras que talvez possa emprestar ao companheiro. 

Fazendo-se inspecções todos os dias pela manhã além de podermos conferir diariamente os equipamentos de cada Patrulha, podemos averiguar a progressividade e as diferenças no trato dos equipamentos, nos rodízios de tarefas. Outro ponto interessante, é se algum equipamento desaparecer, poderemos determinar o período e tentar em conjunto com a patrulha relembrar das tarefas executadas com ele e tentar vasculhar os referidos locais.

Todo o remédio deve ser entregue à equipa de dirigentes com a referida receita ou procedimentos de utilização (obviamente uma conversa com os pais seria importante). Os únicos medicamentos que devem ficar em poder do jovem, são as bombinhas para asma, spray nasal ou similares de uso constante de acordo com as crises (com a autorização dos pais e desde que o jovem esteja habituado a automedicar-se), outros como vitaminas e fortificantes destinados à hora das refeições podem ser trabalhados na caixa de primeiros socorros da Patrulha.

Nas tendas a limpeza é muito importante (como em todo o Campo), devemos deixá-la bem arejada e esticada durante o dia. À noite devemos afrouxar um pouco as espias e se possível deixar apenas o mosquiteiro fechado para ter algum tipo de ventilação.

Valetas devem ser providenciadas para os tempos chuvosos caso o terreno seja do tipo que se alague ou apresente muitas deformações que possam gerar poças.

Na cozinha além de avaliarmos se o fogão esta construído a altura do joelho do cozinheiro ou do menor escuteiro da patrulha (pois em caso de acidentes as proporções seriam menores), a mesa deve ter dimensões adequadas para o conforto e estética. As panelas e louças devem estar limpas (livres de fungos, restos de comidas ou fuligem). Cuidados com as fossas no caso de moscas, insectos e roedores (sempre tampadas e sem restos de comida e resíduos a sua volta).

O canto do lenhador deve ter as dimensões apropriadas oferecendo assim a segurança necessária, o seu tamanho mínimo é o da vara do escuteiro rodado em volta do corpo com os braços esticados.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil
 

Sem comentários: