quarta-feira, 13 de junho de 2012

Inspecção de Gilwell II

Deixe os membros da Equipa visitarem as Patrulhas separadamente, pois assegura que toda a unidade esteja simultâneamente sob inspecção e nenhuma Patrulha fica esperando, ociosa ou tente completar trabalhos de última hora. As críticas, comentários devem ser feitos às Patrulhas na hora da inspecção.

Uma boa opção para as unidades com poucos dirigentes (um ou dois) seria o agendamento de Inspecções, isto é, marcar durante o dia quando cada patrulha será Inspeccionada (não se esqueça de rodar estes horários).

Conforme o acampamento for progredindo, ponha os guias em acção, por exemplo: os guias acompanham os membros da Equipe de Dirigentes, as Patrulhas inspeccionam-se umas às outras, ou forme Patrulhas mistas para inspeccionar locais designados.

O método de outorgar diariamente flâmulas de eficiência, usado por muitos anos em Gilwell produz bons resultados. Para isso é necessário simplesmente fixar um padrão para cada dia e outorgar uma flâmula a todas as Patrulhas que alcancem este padrão. A unidade deve ser incentivada a alcançar um padrão ou nível, e não a se classificar por ordem de mérito ou simplesmente atrás de uma flâmula.

As Flâmulas de Eficiência devem ser o incentivo e não o fim.

As Inspecções servem para incentivar e jamais desencorajar. Elogie antes de criticar e só critique construtivamente.

Tenha como alvo um alto padrão, mas nunca a uniformidade. As patrulhas devem ser incentivadas a preservar a sua própria maneira de tratar o local e o equipamento, desde que estejam dentro dos limites correctos. Iniciativa e individualidade (não confundir com individualismo) são valiosos quando contribuem para o bem comum.

Lembrem-se que os jovens respeitam a justiça e tem um sentimento real da imparcialidade.

ROTEIRO - SISTEMA USADO EM GILWELL
 
1.º dia - Inspecção pela Equipa de Dirigentes, não muito severa, pontos dados com igual ênfase. Padrão: 6 pontos em 10.

2.º dia - Inspecção pela Equipa de Dirigentes mais severa. O número máximo de pontos aumenta para a área da cozinha e é reduzido para a inspecção das pessoas. Padrão: 7 pontos em 10.

3.º dia - Inspecção pela Equipa de Dirigentes na mesma forma do segundo dia. Porém o Padrão é de 8 pontos em 10.

4.º dia - Inspecção pela Equipa de Dirigentes enquanto a Unidade está ausente (na exploração) e bastante severa. O padrão permanece: 8 pontos em 10.

5.ºdia* - Inspecção pelos Guias (Conselho de Honra), permanecendo o padrão: 8 pontos em 10.
6.º dia - Inspecção pelas Patrulhas, umas às outras, permanecendo o padrão: 8 pontos em 10.

7.º dia - Inspecção pelas Patrulhas dos seus próprios locais. O padrão permanece: 8 pontos em 10.

*Sugestão: Com a finalidade de trabalhar o Sistema de Patrulhas.
Utilize o Sistema de Patrulha.
Os Guias se sentirão importantes e participantes (é um bom exercício de responsabilidade senso de justiça e imparcialidade).
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil

Sem comentários: