sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como… Explorar a fotografia nocturna

Viva mais a noite e aproveita as nossas técnicas para captar as melhores fotos nocturnas e dar brilho especial aos locais que visitar durante as férias.

As luzes da noite têm um encanto especial e, em tempo de férias, os finais de tarde convidam a sair e a ficar até tarde. Para tirar o máximo proveito dessas saídas, nada melhor do que fazer-se acompanhar do seu equipamento fotográfico. Nós apresentamos-lhe as definições e técnicas apropriadas para captar fotos nocturnas espantosas.

Começamos com dicas básicas e fundamentais sobre a preparação da sua reflex digital. Depois, mostramos-lhe a melhor forma de fotografar edifícios à noite, para que possa captar o encanto das cidades e locais que visitar. Por fim, explicamos como obter efeitos criativos com a iluminação nocturna e como explorar as potencialidades dos rastos de luz.
De que está à espera? Avance para a escuridão e deixe-se envolver.
Equipamento e definições
Máxima qualidade
Para obter as melhores imagens nocturnas há que fotografar na melhor qualidade de imagem, ou seja, em RAW. O formato RAW permite-lhe registar o máximo de informação, o que lhe dá mais liberdade para depois melhorar as fotos num software de conversão RAW, como por exemplo o Adobe Camera Raw. Fotografar cenas nocturnas neste formato trará grandes vantagens, já que lhe oferece mais opções para fazer ajustes da temperatura de cor (balanço de brancos) das exposições, sendo que pode clarear ou escurecer as imagens com maior precisão.
Mais nitidez com um tripé
Fotografar à noite significa, obviamente, que há menos luz. Assim sendo, obterá tempos de exposição mais longos - entre um e 30 segundos -, o que torna impossível captar imagens nítidas se fotografar com a câmara na mão.

A utilização de um tripé estável torna-se, por isso, indispensável.

Assegure-se de que o seu tripé está montado correctamente e firme. Pode acabar com imagens menos nítidas por não ter verificado a estabilidade do tripé. Se necessário, pendure a bolsa ou mochila da câmara no gancho da parte inferior da coluna central. Não se apoie no tripé quando fotografa com tempos de exposição longos, já que o mais pequeno movimento pode resultar em fotos tremidas.
Planear a sessão
Antes de se aventurar na noite e de começar a fotografar, convém planear com antecedência o local para onde vai fazê-lo - irá poupar tempo posteriormente. Para escolher os locais com maior potencialidade, visite os melhores pontos da cidade que quer registar e tente encontrar as luzes e os exemplos de arquitectura mais interessantes.

Se estiver interessado em fotografar rastos de luz de automóveis, procure saber quais as estradas mais movimentadas, qual a hora de maior intensidade de tráfego, e qual o melhor (e mais seguro) ponto a partir do qual pode fotografar. Visite galerias online para se inspirar e ver como lidaram outros fotógrafos com as luzes nocturnas da cidade.

A objectiva certa
Use uma objectiva grande-angular para incluir no enquadramento uma extensão grande da cena.

Este tipo de objectivas também permite maximizar a profundidade de campo - com aberturas pequenas, como f/11 ou f/22, todos os planos da imagem ficarão nítidos. Não se esqueça de usar um pára-sol para reduzir o reflexo causado pelas luzes circundantes.
A melhor abertura
Por norma, as objectivas oferecem o seu melhor desempenho com aberturas entre f/8 e f/16 - faça fotos de teste para se certificar. Nem mesmo as objectivas de gamas profissionais produzem os melhores resultados quando usadas na abertura máxima ou mínima. Ao usar as aberturas intermédias aumentará as hipóteses de captar imagens mais nítidas e com melhor definição.

Fotografar em modo Manual
Para controlar as exposições, o melhor é fotografar em modo Manual. Assim, pode escolher a melhor abertura e a velocidade de obturação mais adequada para a sua imagem nocturna. Comece por compor e focar a imagem, escolha uma abertura de cerca de f/16 e ajuste o tempo de exposição (o indicador do fotómetro deverá estar no centro da escala de exposição apresentada no visor ou no ecrã). Registe algumas imagens e avalie-as no LCD. Lembre-se que isso é o que a sua câmara considera a melhor exposição, por isso avalie o histograma e, caso as fotos lhe pareçam demasiado claras, subexponha-as em um ou dois stops para escurecê-las.
in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: