sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Guia prático para… Melhorar a composição III

Profundidade de campo
A profundidade de campo é uma excelente ferramenta de composição. Se usar uma abertura de diafragma pequena para obter uma profundidade de campo extensa, a cena ficará focada desde o primeiro plano até ao plano de fundo.
 
Se, no assunto, optar por uma abertura grande e ficar o foco no assunto, a profundidade de campo limitada ajudará a destacá-lo dos restantes elementos da cena, isolando-o com precisão. Esta técnica é muito utilizada na fotografia de vida selvagem, como pode ver na imagem acima.
Coloque-se ao nível dos olhos do assunto
A sua perspectiva em relação ao assunto pode fazer toda a diferença nas composições. Não se limite a ficar de pé quando fotografar vida selvagem, porque vai apenas obter imagens desconexas, vista de cima, frequentemente com elementos distractivos na composição.
É muito melhor colocar-se ao nível dos olhos do assunto, ajoelhando.se e usando um monopé ou deitando-se no chão. Ao combinar esta técnica com uma profundidade de campo limitada, vai evitar elementos confusos no primeiro plano e no fundo, obtendo composições mais limpas.
 
O poder do olhar
Os olhos e a direcção do olhar do assunto são elementos de composições importantes, especialmente no que diz respeito à vida selvagem. O ideal, quando o assunto fica descentrado no enquadramento, é fazer com que o seu olhar se dirija para o espaço vazio da imagem.
 
É igualmente importante que os olhos do assunto sejam o ponto de foco, quer esteja a fotografar vida selvagem ou retratos.
 
Os olhos do espectador serão naturalmente atraídos para os olhos do assunto. Caso não estejam devidamente focados ou não sejam o ponto principal, o espectador não terá um elemento para concentrar o olhar, pelo que a imagem perde força.

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: