sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Guia para melhor... Retrato

Posicionar o assunto

À medida que desenvolve a sua técnica de composição e confiança, seja criativo e faça experiências. O retrato é o campo ideal para treinar, visto que é relativamente fácil mover-se em redor do modelo e posicioná-lo como quiser, criando composições variadas.

Não tenha receio de fazer enquadramentos fechados e invulgares, como o corte do cimo da cabeça, que ajudarão a concentrar a atenção no rosto. Use o espaço em seu proveito - já falámos sobre como evitar o "espaço morto", mas não terá de fazê-lo sempre. O segredo é usar essas áreas livres para dar mais intensidade à imagem - na foto ao lado, a área à direita dá espaço para a imagem "respirar" e prende a etnção na onda de cabelo e emoldura o rosto.


Uso criativo das cores

O uso criativo da cor é uma útil ferramenta de composição. Modelos com roupas ou acessórios de cor forte, como o vermelho, destacam-se bastante, e até um simples toque de vermelho ou laranja na composição de qualquer imagem atrai o espectador, especialmente se o assunto tiver uma cor fria. Os planos de fundo coloridos são eficazes, e o uso de cores complementares ou opostas dá impacto às fotos.

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010



Sem comentários: