quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Placas mãe - Cache L2

O cache começou a ser utilizado a partir dos computadores 386. Inicialmente o cache fazia parte da placa mãe, sendo formado por alguns chips soldados a ela. A partir do 486, tivemos uma pequena quantidade de cache integrada ao próprio núcleo do processador, mas, continuamos usando cache na placa mãe. Tivemos então a distinção entre o cache L1 integrado no processador e o cache L2 que fazia parte da placa mãe.

Com o avanço das técnicas de produção, os processadores passaram a utilizar multiplicadores cada vez maiores, fazendo com que o cache L2 integrado à placa mãe fosse tornando-se cada vez mais ineficiente, já que ele trabalhava a 66 ou a 100 MHz, na mesma frequência da placa mãe, enquanto o processador operava a uma frequência muito maior.

Tivemos então a segunda mudança da história do cache: integrar também o cache L2 no processador, o que permite manter o cache funcionando sempre a metade da frequência do processador (como no Pentium II) ou mesmo integrar cache capaz de acompanhar a frequência do processador (como no Celeron com cache ou no Pentium III Coppermine).
Como já temos cache em quantidade e velocidade suficiente integrado ao processador, não é mais preciso integra-lo na placa mãe. Com exceão das placas mãe socket 7, usadas em conjunto com o K6-2, K6-3 e processadores socket 7 antigos, nenhum modelo de placa mãe vendido actualmente trás cache L2.

Porém, há dois ou três anos atrás, na época dos Pentium MMX’s e K6’s o cenário era bem diferente. Ninguém pensava em comprar uma placa mãe que não trouxesse pelo menos 512 KB de cache L2.

Algumas placas mãe um pouco mais antigas, não vêm com cache algum, trazendo no seu lugar, um encaixe para um módulo COAST (Cache On a Stick). Neste caso, o módulo de memória cache deve ser adquirido separadamente. Os módulos COAST são difíceis de encontrar e razoavelmente caros.
Apesar de não serem mais fabricadas placas mãe com socket's para módulos COAST, é bem possível que se depare com uma ao mexer num computador um pouco mais antigo.

Existem também, casos de placas mãe com chips falsos de cache. Ao invés de módulos de
memória cache, temos soldados na placa mãe encapsulamentos ocos, com a inscrição “Write Back” em baixo relevo. Durante o POST, o suposto cache é também identificado como “Write Back”, apesar de não existir cache algum.

Este tipo de golpe foi muito utilizado em placas mãe mais baratas, principalmente as fabricadas entre 94 e 97. Para reconhecer uma placa mãe deste tipo, basta verificar se existe a inscrição “Write Back” estampada nos módulos de cache ou se o cache é identificado como “Write Back” na tela de relatório do POST.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: