terça-feira, 29 de abril de 2014

Philomachus pugnax, Combatente

Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Scolopacidae.

Tipo de ocorrência
Invernante.

Classificação
EM PERIGO - EN (D)
Fundamentação: Espécie com população muito reduzida (admitindo-se que seja inferior a 250 indivíduos maturos).

Distribuição
Nidifica no noroeste da Europa até à Sibéria Oriental. Inverna no Mediterrâneo e África subsariana, Médio Oriente, e subcontinente indiano (del Hoyo et al. 1996).

Em Portugal Continental ocorre em zonas húmidas costeiras e interiores (Farinha & Costa 1999).

População
Esta espécie tem sido monitorizada nas zonas estuarinas desde a década de 1970. A análise dos resultados destes censos até 2000 permitiu verificar que se trata de uma espécie que ocorre em abundância baixa na maior parte dos anos; o efectivo populacional tem permanecido estável, tendo na última década oscilado entre 50 e 300 indivíduos (Sousa 2002b). No entanto, devido á sua presença em outros locais não recenseados, esta estimativa poderá estar subestimada (Farinha & Costa 1999).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, embora ainda provisoriamente, apresentando um declínio recente moderado (BirdLife International 2004). As populações invernantes na Europa Ocidental apresentam-se em declínio (Wetlands International 2002).

Habitat
Principalmente nas margens de rios, lagoas, albufeiras, campos agrícolas alagados, sapais e mais raramente em zonas costeiras (e.g. áreas entre-marés).

Factores de Ameaça
Perda ou degradação de habitat (por acção do Homem), nomeadamente abandono ou degradação de habitats estuarinos e a destruição ou degradação das zonas intermareais.

Medidas de Conservação
A maior parte das áreas estuarinas utilizadas por esta população durante o inverno estão incluídas em áreas com estatuto legal (Reservas Naturais, Zonas de Protecção Especial, Sítio Ramsar). Várias outras zonas foram recentemente designadas como Zonas Importantes para as Aves (Costa et al. 2003). No entanto, é necessário assegurar a conservação do habitat  e a minimização dos factores de ameaça referidos. Importa obter estimativas fiáveis do efectivo populacional e melhor conhecimento da sua distribuição.

Notas
Em Portugal Continental a espécie ocorre também como migrador de passagem.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: