quinta-feira, 17 de abril de 2014

Suporte a NTFS


O suporte a NFTS ainda está sendo implementado no Linux. Mesmo o Kernel 2.4.9, que enquanto escrevo é a última versão estável, permite acesso apenas de leitura. Isto significa que pode instalar uma distribuição do Linux e aceder a um disco rígido formatado em NTFS a partir dela, mas poderá apenas ler os dados, nada de alterar ou gravar novos arquivos. Por isso que só é possível instalar o Winlinux caso o seu disco rígido esteja formatado em FAT 16 ou FAT 32. Como o Winlinux é instalado na mesma partição do Windows, ele precisa ter acesso de leitura e escrita.

Existe um projecto para acrescentar suporte completo ao NTFS, o Linux-ntfs. Pode visitar a página oficial em: http://sourceforge.net/projects/linux-ntfs/. Já existe uma versão estável, mas o programa ainda não está completamente desenvolvido.


Além do sistema NTFS ser bastante complexo, ele é proprietário, o que significa que a única forma de desenvolver um driver para aceder a ele é através de engenharia reversa, um processo bastante trabalhoso. Mas, pessoalmente eu acredito que não demore muito para que consigam acrescentar suporte completo no próprio kernel, afinal o NTFS é o sistema de arquivos nativo do Windows 2000 e do XP, o que significa que será cada vez mais usado.

Um suporte completo a ele faz muita falta para quem mantém o Linux e o Windows 2000 em dual boot, já que o Windows 2000 não vê partições Linux e o Linux consegue apenas ler, mas não gravar dados na partição do Windows. No final das contas, o utilizador acaba sendo obrigado a ou instalar o W2K numa partição Fat 32, ou criar uma terceira partição formatada no sistema FAT para poder trocar facilmente arquivos entre os dois sistemas.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto



Sem comentários: