sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Como Avaliar a Exposição Automática

Nem todas as cenas perfazem uma média de cinzento médio. Vamos ver algumas das situações mais comuns em que o seu sistema de medição automática pode ter problemas e terá de pôr de parte as definições de exposição indicadas.

Cenas mais luminosas que um cinzento médio
As cenas mais claras que um cinzento médio, como na praia, ou paisagens cobertas de areia brilhante ou neve, reflectem mais que 18% de luminosidade. O sistema de autoexposição não “sabe” que a cena deveria parecer luminosa, por isso calcula uma exposição para um cinzento médio, tornando a imagem demasiado escura. Para tornar a imagem tão clara como o original, terá de ignorar o sistema automático da câmara e aumentar a exposição.
Esta cena de neve é um exemplo de situações em que a imagem é mais luminosa que um cinzento médio. Grande parte dos tons mais importantes da imagem está na extremidade mais luminosa da gama de cinzentos. O tom “médio” geral da imagem será cerca de um incremento mais luminoso que o cinzento médio. Para conseguir uma boa fotografia tem de aumentar a exposição em um incremento (+1), para a clarear. Se não o fizer, a neve na imagem ficará demasiado cinzenta (em baixo).

Cenas mais escuras que um cinzento médio
As cenas mais escuras que um cinzento médio, como sob sombras intensas, folhagem escura, cenas nocturnas, ou roupas pretas, reflectem menos que 18% de luminosidade. Se fotografar esse género de cenas utilizando a exposição automática, elas ficarão demasiado claras. O fotómetro não consegue avaliar se a imagem é originalmente escura ou apenas uma cena vulgar com menos luz. Em ambas as situações ele aumenta a exposição para registar a imagem como um cinzento médio. Para captar uma imagem com um tom geral mais escuro que um cinzento médio, precisa de ignorar a leitura automática dada pela câmara e diminuir a exposição.

Este gato preto está entre um a dois incrementos mais escuro que um tom de cinzento médio. Para escurecer a cena, para que o gato não fique cinzento médio, a exposição tem ser diminuída em um (-1) ou dois (-2) incrementos.

Esta cena foi subexposta para criar
a silhueta das pessoas contra o fundo.
Para mostrar detalhes nas pessoas,
a exposição teria de ser aumentada
em dois incrementos (+2).
Assuntos contra Planos de Fundo Muito Luminosos
Os assuntos contra fundos muito luminosos, como um retrato contra um céu brilhante, areia clara ou neve, podem enganar o sistema de exposição, sobretudo se o assunto ocupar uma área relativamente pequena da cena. O plano de fundo pode ser de tal forma predominante que o sistema de exposição automática reduz a exposição para transformar a luminosidade geral num tom de cinzento médio. O resultado é uma imagem subexposta, com o motivo principal demasiado escuro. Para a captar realisticamente precisa de aumentar a exposição.







Sem uma compensação da exposição, os assuntos escuros contra planos de fundo luminosos ficarão subexpostos.

Assuntos contra Planos de Fundo Muito Escuros
Quando um assunto claro e pequeno se encontra contra um fundo escuro, o seu sistema de exposição automático aumenta a exposição para registar um tom de cinzento médio. Uma vez que este tom é mais luminoso que a cena, o assunto principal também é mais claro. Para captar a imagem da mesma forma que a vê, tem de diminuir a exposição para a tornar mais escura.

O sol do início da manhã iluminou este íbis pernalta, num lago. Se a exposição não tivesse sido reduzida, o fundo seria demasiado claro, tal como a ave branca. Numa cena como esta o mais indicado é utilizar uma medição Pontual.

A arcada estava na
sombra e a
catedral iluminada
pelo sol. Não era
possível captar
correctamente os
dois elementos, por
isso, a arcada foi
registada como um
sólido preto.
Cenas com alto contraste
Muitas cenas, especialmente as que têm altas luzes brilhantes e sombras intensas, têm uma gama de luminosidades que excede a gama que um sensor de imagem pode captar. Perante estas condições, tem de decidir qual a área mais importante (a das sombras ou a das altas luzes), e depois definir a exposição de forma a que essa área seja registada correctamente na imagem final. Em situações de alto contraste como esta, deve:
  • Medir e basear a exposição na área mais importante e deixar o resto da imagem sub ou sobreexposta.
  • Iluminar as sombras utilizando o flash de enchimento ou um reflector branco. Por exemplo, um retrato iluminado por trás ou lateralmente pode tornar-se melhor e mais interessante do que com uma iluminação frontal. Mas quando a luz da cena é contrastada, grande parte do rosto do modelo pode estar na sombra.
  • Nas definições de alto contraste, algumas câmaras permitem-lhe diminuir o contraste na altura em que capta a fotografia.

Cenas difíceis de Medir
Ocasionalmente pode deparar-se com cenas cuja medição é pouco conveniente ou até impossível. Anúncios luminosos nas ruas, espectáculos com projectores, fogo-de-artifício, cenas ao luar, e outras situações semelhantes, são difíceis e por vezes até impossíveis de medir. Nestes casos, o melhor é fazer experiências com os controlos de exposição da câmara. Por exemplo, depois de captar uma imagem com a exposição apontada pela câmara, utilize compensações ou bracketing da exposição automática para captar outras exposições, quer mais claras quer mais escuras que as indicadas pelos parâmetros iniciais.


Esta cena tem um céu claro e um pescador iluminado contra um fundo escuro. Uma cena deste género é difícil de medir devido à variedade da iluminação.
Um assunto relativamente pequeno contra uma grande extensão de céu, na maioria das vezes ficará subexposto, a menos que utilize as compensações da exposição.


Sem comentários: