terça-feira, 28 de outubro de 2014

Glareola pratincola, Perdiz-do-mar

Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Glareolidae.

Tipo de ocorrência
Estival nidificante.

Classificação
VULNERÁVEL - VU  (D1)
Fundamentação: Espécie com população reduzida (admitindo-se que seja inferior a 1.000 indivíduos maturos).

Distribuição
Ocorre na Europa do Sul, Médio Oriente e África. A subespécie que ocorre em Portugal nidifica no Sul da Europa, Mediterrâneo, Mar Negro e Cáspio até ao Cazaquistão e Paquistão. Inverna na África subsariana.

Em Portugal Continental distribui-se pelo Sul, principalmente no Estuário do Tejo e Sado, Alentejo e Algarve (Rufino 1989, Farrobo & Leitão 1997, ICN dados não publicados.).

População
As estimativas mais recentes indicam a existência de 315-550 casais (Farrobo & Leitão 1997).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, apresentando um declínio continuado moderado (BirdLife International 2004).

Habitat
Áreas planas e abertas, principalmente campos agrícolas e estepes, geralmente perto de água. Pode também utilizar campos de arroz e salinas.

Factores de Ameaça
Perda ou degradação de habitat (por acção do Homem), intensificação agrícola, uso de pesticidas, mudanças da gestão agrícola, secas, drenagem de campos e perturbação humana (e.g. espantamentos em áreas de arrozal) constituem as principais ameaças à conservação desta espécie.

Medidas de Conservação
Várias zonas de ocorrência da espécie foram recentemente designadas como Zonas Importantes para as Aves (Costa et al. 2003). No entanto, é necessário uma monitorização mais eficaz, de modo a obter estimativas mais fiáveis da sua abundância e distribuição.

Importa assegurar a gestão do regime de utilização do solo e diminuição da perturbação humana.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: