quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ultra 160 SCSI

“Caro Morimoto, estou interessado em adquirir um disco rígido e uma placa Ultra 3 SCSI, de 160 MB/s, mas estou em dúvida sobre qual placa mãe usar, já que o barramento PCI opera a apenas 133 MB/s, bem menos que a velocidade da controladora...”

Realmente, o barramento PCI da placa mãe, opera a apenas 133 MB/s, o que limita a velocidade da controladora SCSI a no máximo 133 MB/s, isso em teoria, já que na prática o barramento PCI será compartilhado entre as outras placas PCI que você tiver na máquina, fazendo com que a velocidade disponível para a controladora seja muito menor.

Apesar disso, existem vários modelos de placas Ultra 3 SCSI para slots PCI de 32 bits comuns.

Estas placas nunca trabalharão à sua velocidade máxima, mas usando apenas 2 ou 4 discos rígidos, você realmente não vai precisar. Lembre-se que a taxa de um disco rígido topo de linha dificilmente supera a marca de 30 MB/s. Os 160 MB/s são apenas a velocidade da controladora, que será compartilhada entre todos os discos rígidos e outros periféricos SCSI que tenha no computador.

Caso realmente haja necessidade de ter a placa SCSI trabalhando a 160 MB/s, a solução seria comprar uma placa mãe que tenha slots PCI de 64 bits e uma placa SCSI neste formato. Um exemplo de placa mãe com este suporte é a ASUS CUR-DLS da foto abaixo. Naturalmente esta será uma solução bastante cara.

Asus CUR-DLS

Os slots PCI de 64 bits já existem no mercado há um bom tempo, eles são capazes de transferir dados a 266 MB/s, o dobro dos slots PCI de 32 bits. Em geral, eles são usados apenas em placas mãe destinadas a servidores.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: