quinta-feira, 16 de outubro de 2014

RAID com HDs SCSI

Actualmente, o disco rígido e um dos componentes mais lentos em qualquer PC.

Muito mais lento que o processador, que a memória RAM, que a placa de vídeo, etc.

O grande problema é que devido à sua natureza mecânica, não é possível produzir discos rígidos muito mais rápidos com a tecnologia actual, pelo menos a um custo aceitável. No futuro este problema poderá ser resolvido com o uso de discos rígidos de estado sólido, onde será usada memória Flash (ou outra tecnologia que surja nos próximos anos) ao invés de discos magnéticos. De qualquer forma, esta ainda é uma solução distante da realidade. Os discos rígidos de estado sólido já existem para uso militar e em alguns servidores de alto desempenho, mas seu custo é muito alto, entre 2 e 5 dólares por MB.

Para quem precisa de discos rígidos mais rápidos, seja por precisar de um servidor de arquivos forte, ou por qualquer outro motivo, mas ao mesmo tempo não pode gastar muito, uma solução é o RAID.

RAID significa “Redundant Array of Inexpensive Disks”, ou disposição redundante de discos baratos. A ideia é um sistema “unidos venceremos”, onde vários discos rígidos são combinados para aumentar a performance. Num nível mais complexo, o RAID pode ser usado também para melhorar a confiabilidade do equipamento, através de espelhamento ou paridade. Num sistema RAID 1, onde temos dois discos rígidos, sendo que o segundo armazena uma cópia fiel dos dados do primeiro, mesmo que um dos discos rígidos pife de uma hora para a outra, o sistema continua intacto, funcionando como se nada tivesse acontecido.

Como o nome sugere, um sistema RAID utiliza discos rígidos IDE ou SCSI comuns, o que permite construir sistemas com vários discos rígidos a um custo relativamente baixo. Várias placas mãe actuais estão vindo com controladoras RAID IDE embutidas, permitindo combinar até 4 discos rígidos IDE.

À pouco falei sobre como montar um sistema RAID usando discos rígidos IDE, agora é a vez de explicar sobre o RAID usando discos rígidos SCSI.

O primeiro passo para montar um sistema RAID SCSI é comprar uma controladoras SCSI com suporte a RAID. A maioria das controladoras SCSI actuais suportam RAID, custando (no Brasil) a partir de 150 dólares. As controladoras diferenciam-se pelos recursos. Em primeiro lugar, existem controladoras SCSI de 8 bits e de 16 bits, as de 8 bits permitem usar até 7 discos rígidos, enquanto as de 16 bits permitem um máximo de 15 e são duas vezes mais rápidas.

Outra diferença diz respeito ao padrão suportado pela placa, que dita a velocidade da interface.


Placas Ultra SCSI (Fast 20) operam a 20 MB/s (placas de 8 bits) ou 40 MB/s (placas de 16 bits).
 
Placas Ultra-2 SCSI (Fast 40) operam a 40 MB/s (8 bits) ou 80 MB/s (16 bits). 

As placas Ultra-3 SCSI (Fast 80) são as mais rápidas. operam a 80 MB/s ou 160 MB/s.

Também existem controladoras com buffer embutido. Este buffer funciona como um cache de disco, melhorando a performance, principalmente nas operações de escrita. Podem ser encontradas placas com até 32 MB de buffer. Naturalmente, quanto mais buffer, mais cara a placa.

Resolvido o problema da placa SCSI, resta escolher qual modo RAID será usado. O modo pode ser configurado através do BIOS da placa SCSI, que pode ser acedido pressionando uma combinação de teclas durante o boot. O mais comum é Ctrl + C.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

 

Sem comentários: